
O Maio Amarelo 2025 será oficialmente aberto no dia 5 de maio, às 15h, em Brasília, em cerimônia realizada no Auditório Lourenço Chehab, no subsolo do Ministério dos Transportes. A solenidade contará com a presença do Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, e de autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil comprometidos com a segurança viária. Com o tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”, a campanha do Maio Amarelo 2025 reforça a necessidade urgente de reduzir a velocidade nas vias. Assim como, respeitar os limites e promover atitudes mais empáticas no trânsito.
A mensagem central reflete a preocupação com os altos índices de mortes e feridos. Além disso, o impacto que a pressa e a agressividade têm no comportamento de motoristas, ciclistas e pedestres.
O movimento Maio Amarelo tem coordenação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). E, desde 2014, mobiliza o poder público, empresas, escolas e a sociedade civil para debater e incentivar práticas que salvem vidas no trânsito. A campanha é internacional, apartidária e educativa, e sua força está justamente na união de diferentes setores por um objetivo comum.
Velocidade em debate no Maio Amarelo
Conforme dados recentes do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), o excesso de velocidade continua liderando o ranking de infrações no Brasil. O especialista Celso Alves Mariano, diretor do Portal do Trânsito, chama atenção para a gravidade dessa conduta:
“Quanto mais rápido os veículos estão, quando acontecer uma desaceleração brusca por um atropelamento, uma colisão, mais energia disponível para destruir estará presente. Não é à toa que velocidade é o principal fator envolvido nos acidentes mais graves.”
Ele ressalta ainda que, acima de um certo limite, nem mesmo o cinto de segurança e o airbag são suficientes para proteger o corpo humano em caso de sinistro.
“Vejam que não se trata de uma lei de trânsito, mas sim, de uma lei da Física. Da Natureza. Ou seja, é coisa do Universo. Respeitemos.”
União por um trânsito mais humano
O Portal do Trânsito e a Tecnodata Educacional estão entre as instituições que apoiam o Maio Amarelo. E, também, divulgarão as ações promovidas ao longo do mês em todo o Brasil. Para Celso Mariano, a mobilização deve ir além da campanha:
“Todos os meses são amarelos. A busca por um trânsito mais seguro e pela redução de mortes deve ser uma constante em nossas atitudes.”
A cerimônia de abertura será o ponto de partida para uma série de ações educativas, intervenções urbanas, palestras e atividades escolares em diversas regiões do país. O objetivo é simples e urgente: salvar vidas.
Para mais informações e acesso ao material da campanha, acesse: www.onsv.org.br/maioamarelo ou www.portaldotransito.com.br.