Dicas para maior durabilidade dos pneus


Por Mariana Czerwonka

Durabilidade de pneusHá consumidores que nunca se lembram ou não se preocupam em cuidar dos pneus. Mas, para que eles durem mais e auxiliem numa condução segura são necessários alguns cuidados. Por isso é bom conferir a calibragem semanalmente, efetuar o alinhamento e o balanceamento na quilometragem correta e sempre conferir o estepe se está com a calibragem correta.

A fabricante de pneus Goodyear orienta que quando os pneus atingem uma profundidade de sulco inferior a 1,6 mm, eles devem ser substituídos. Para ver se conferir se já chegou a hora da troca, existem indicadores nos sulcos dos pneus, identificados por um triângulo na lateral. Caso o pneu de seu carro tenha atingido essa marcação está na hora de dar sapatos novos para o carro.

Um dos fatores que mais contribuem para um desgaste maior do pneu é andar com ele descalibrado. Por isso, o motorista deve sempre checar as pressões dos pneus e manter a calibragem indicada no manual do proprietário do carro. Essa informação geralmente é colocada em etiquetas instaladas nas laterais das portas ou tampa de abastecimento do tanque de combustível. Mas, sempre faça a calibragem com pneus frios.

Alinhamento

Outra dica importante para que pneu tenha uma vida útil maior é fazer o alinhamento e balanceamento. Com o carro no alinhamento correto os pneus terão desgaste regular e isso ainda melhora eficiência de rolamento, garantindo economia de combustível. Isto sem contar que o carro alinhado o condutor conta com melhor dirigibilidade em retas e curvas, evitando que o carro desvie ou puxe para os lados durante a frenagem.

Estepe

Ao fazer a calibragem semanal dos pneus, lembre-se de conferir se o estepe está com a pressão e as condições gerais do estepe. Além disto, é sempre bom conferir se a chave de roda e triângulo está no carro, afinal, um estepe sem esses itens não adianta nada. É legal também ter sempre um pano para poder limpar as mãos ao realizar a troca de pneu.

Fonte: Autos Segredos

Sair da versão mobile