
As kiken drug podem ter efeitos estimulantes ou depressores do sistema nervoso, dependendo das ervas e produtos químicos associados a elas. A pesquisa concluiu que as drogas que estão normalmente relacionadas aos acidentes são aquelas tranquilizantes, ou seja, com efeitos similares aos da maconha.
O responsável pelo estudo, Shuji Kaneko, professor na Escola de Pós-Graduação e Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Kyoto, analisou os acidentes de trânsito relacionados a essas drogas, ocorridos no país entre os anos 2012 e 2014. O objetivo foi determinar o efeito dessas substâncias no corpo humano e a influência delas nos acidentes.
Em um caso ocorrido em Osaka, o professor concluiu que seis tipos de entorpecentes com efeitos tranquilizantes mais potentes que a maconha tinham sido utilizados simultaneamente. Em quatro acidentes ocorridos em 2014, os condutores haviam utilizado drogas perigosas que têm um efeito 120 vezes mais poderoso que a maconha. Ainda de acordo com o pesquisador, há casos em que as pessoas usam as drogas e apresentam rigidez muscular intensa, “ficam como bonecos de cera”, e sequer conseguem controlar os veículos.
Em relação à circulação de drogas perigosas, Kaneko ressaltou que as substâncias com efeitos mais potentes geram maior dependência. Os efeitos de curta duração determinam o aumento no número de utilizações o que, evidentemente, é interessante para quem vende as kiken drug.
Fonte: IPC Digital