Dar passagem a viaturas de emergência é obrigação e pode salvar vidas

Dar passagem a viaturas de emergência é mais do que uma norma de convivência: é uma obrigação prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Por Assessoria de Imprensa
dar passagem
Motoristas devem ceder espaço para viaturas de emergências no trânsito. Foto: Fernando Oliveira

Dar passagem a viaturas de emergência é mais do que uma norma de convivência: é uma obrigação prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A falta de colaboração dos motoristas pode comprometer atendimentos urgentes e colocar em risco a vida de pessoas em situações graves, como acidentes de trânsito, incêndios, afogamentos ou outras ocorrências.

O alerta foi reforçado em publicação do Governo de Roraima. No entanto, a orientação vale para todo o país, já que as regras estão previstas em lei federal.

Segundo o comandante da Companhia de Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), capitão André França, os veículos de emergência enfrentam dificuldade de locomoção, especialmente nos horários de maior movimento.

“É mais complicado em horário de pico. Mas temos ruas e avenidas largas, então pedimos a compreensão de motoristas para facilitar a passagem das viaturas de emergência”, comentou o capitão França.

O oficial lembra que sempre que os sinais sonoros e as luzes intermitentes (giroflex) estiverem acionados, significa que a viatura está em deslocamento para uma ocorrência que exige agilidade.

“Os motoristas devem direcionar seus veículos para a direita da avenida, deixando o corredor e faixa à esquerda livres para que as viaturas possam passar em segurança e com rapidez”, orientou.

Preferência de passagem no trânsito

Durante o atendimento, os veículos de emergência têm prioridade de circulação, inclusive podendo ultrapassar o sinal vermelho em situações específicas. O capitão explica, no entanto, que essa prerrogativa não se aplica aos demais motoristas.

“Temos essa preferência, mas sempre com atenção e cautela, e depois precisamos justificar o motivo dessa ultrapassagem. Já os condutores de veículos devem somente se deslocar para a direita, sem avançar o sinal vermelho”, reforçou França.

Penalidades previstas no CTB

O Código de Trânsito Brasileiro determina, nos artigos 189 e 192, que deixar de dar passagem a viaturas de emergência é infração gravíssima. A penalidade inclui multa, perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) assim como a suspensão do direito de dirigir.

A recomendação das autoridades é clara: a colaboração dos motoristas é essencial para garantir que equipes de resgate, ambulâncias e viaturas cheguem ao destino com rapidez e segurança. Pequenos gestos de atenção no trânsito podem significar a diferença entre a vida e a morte em uma ocorrência de emergência.

Sair da versão mobile