Pneus carecas: risco real de sinistro e multa para quem insiste em adiar a troca

Rodar com pneus desgastados compromete a aderência, aumenta o risco de aquaplanagem e ainda pode render multa e pontos na CNH.


Por Mariana Czerwonka
pneu careca
Pneus desgastados aumentam o consumo de combustível e aceleram o desgaste de outros componentes. Foto: tongpatong para Depositphotos

Os pneus são o único ponto de contato direto entre o carro e o solo. É sobre eles que recaem a tração, a estabilidade, a capacidade de frenagem e a segurança nas curvas. Mesmo assim, não é raro ver condutores dirigindo veículos com pneus carecas, ou seja, lisos, com sulcos quase invisíveis ou borracha já deformada. Além do risco óbvio de acidente, essa condição é infração grave, segundo o CTB.

O que determina a legislação

O artigo 230, inciso XVIII, do CTB define como infração grave conduzir veículo com equipamento obrigatório em mau estado de conservação, comprometendo a segurança.

No caso dos pneus, o limite mínimo legal de profundidade dos sulcos é de 1,6 milímetros, conforme estabelece a Resolução nº 913/22 do Contran.

Penalidade:

Por que pneus carecas são tão perigosos?

Como identificar o desgaste

Pneus em bom estado são economia também

Pneus desgastados aumentam o consumo de combustível e aceleram o desgaste de outros componentes, como suspensão e rolamentos. Além disso, podem afetar o funcionamento correto de sistemas eletrônicos como o ABS e o controle de tração.

Segurança começa pelo chão

Os pneus devem ser checados com frequência — tanto pela profundidade dos sulcos quanto pela pressão correta, recomendada pelo fabricante. A manutenção preventiva pode evitar sinistros graves, especialmente em frenagens de emergência.

Ignorar os sinais de desgaste é uma economia ilusória. A multa é cara — mas o custo de um sinistro de trânsito é muito maior.

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