
É a vez do Brasil. A igus traz ao país a partir desta segunda (9) o tour mundial da igus:bike, uma bicicleta construída com plástico reciclado e com componentes livres de lubrificação. A “magrela” passará inicialmente por São Paulo, depois seguirá para Santos e algumas cidades do interior paulista. De lá, o item passa pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A iniciativa integra a turnê global, que prevê percorrer mais de 6 mil quilômetros em cerca de 20 países, passando por cidades, rios, praias e instalações de clientes. O objetivo é promover a mobilidade sustentável e a economia circular.
Material reciclável
A igus:bike nasceu como parte de um esforço da empresa para valorizar o uso de plásticos de alto desempenho de forma ecológica, reaproveitando resíduos. A bicicleta utiliza materiais provenientes de iniciativas de limpeza de rios e oceanos – fabrica-se cerca de 50% da sua estrutura com plástico reciclado. Todo o conjunto foi testado em várias versões até alcançar sua forma final. Hoje, a bicicleta é 100% reciclável e é possível vender seus componentes separadamente.
A ideia da igus:bike remonta a 2005. Na época, Frank Blase, diretor executivo da empresa, passava férias na Flórida e se perguntou por que tantas bicicletas enferrujavam expostas ao tempo. Como sua empresa trabalhava com plásticos de alta performance, pensou que poderia criar um modelo resistente à corrosão e à oxidação, que fosse capaz de suportar exposição ao clima e exigências de uso urbano. A ideia, somada à tradição sustentável da igus ao longo dos anos, resultou na igus:bike.
Desde seu lançamento, a bike já percorreu trechos da Europa, da Ásia e dos Estados Unidos.
A etapa brasileira representa a entrada da turnê na América do Sul. Durante a passagem pelo país, a companhia planeja organizar eventos públicos: demonstrações nas ruas, visitas a pontos turísticos do país e visitas em empresas parceiras.
“A chegada da igus:bike ao Brasil marca um passo importante na nossa missão de mostrar que o plástico pode – e deve – ter um ciclo de vida muito mais responsável. Ao transformar resíduos em uma solução de mobilidade durável, sem corrosão e totalmente reciclável, reforçamos que inovação e sustentabilidade podem avançar lado a lado. Queremos inspirar empresas, cidades e pessoas a enxergarem o potencial de um material que, quando bem aplicado, contribui para um futuro mais limpo e eficiente”, afirma Rebeca Moreno Tarragô, gerente de Marketing da igus do Brasil.