Mobilidade e engenharia urbana em foco: X Seminário Cidades em Trânsito promove debate nacional


Por Mariana Czerwonka
X Seminário Cidades em Trânsito
Foto: Divulgação

Entre os dias 27 e 29 de agosto, acontece um dos eventos mais relevantes do ano sobre mobilidade urbana, segurança viária e inovação tecnológica, o X Seminário Cidades em Trânsito. A programação, que será transmitida pelo canal da Escala Humana no YouTube, reúne engenheiros, gestores, acadêmicos e especialistas de todo o país para discutir soluções sustentáveis e inteligentes para as cidades brasileiras.

O encontro, que tem apoio de entidades como CONFEA, CREA, Mútua, TRENSURB, ARES, SINDIENERGIA e outras instituições ligadas ao setor de transportes, promove debates fundamentais sobre o futuro da mobilidade e o papel da engenharia na construção de ambientes urbanos mais seguros, acessíveis e eficientes.

Entre os destaques da programação está a palestra de Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal do Trânsito. Ela ocorrerá no primeiro dia do evento, 27 de agosto, às 13h30. Com o tema “A cidade que educa: o papel da engenharia no comportamento seguro no trânsito”, Mariano trará uma reflexão necessária sobre como os projetos de engenharia podem – e devem – ser aliados da educação para o trânsito, promovendo mudanças de comportamento e valorizando a vida no espaço urbano.

“A engenharia não pode ser apenas técnica. Ela precisa ser também educativa. A cidade é um grande ambiente de aprendizagem, e o trânsito é o local onde se testam, todos os dias, nossos valores e nossa cidadania”, antecipa o especialista.

Mobilidade centrada nas pessoas

O evento terá início na manhã do dia 27, com credenciamento e cerimônia de abertura oficial. Em seguida, o presidente da Trensurb, Nazur Telles Garcia, fará a palestra de abertura com o tema “A Mobilidade Humana: Conectando Pessoas, Transformando Cidades”.

Ainda no primeiro dia, outras pautas importantes entram em debate, como o carrocentrismo versus o transporte público, o papel da engenharia de tráfego nas cidades e a segurança jurídica no setor de transporte. O encerramento do dia contará com um painel temático sobre tecnologia e segurança no trânsito urbano.

Saúde mental, acessibilidade e sustentabilidade

A programação do dia 28 amplia ainda mais o escopo dos debates. Um dos pontos de atenção será a relação entre saúde mental e segurança no trânsito, abordada por representantes da Vigilância em Saúde do Trabalhador (CEVS/DVST). Outros temas incluem planejamento estratégico para mobilidade sustentável, cidades inteligentes, uso de tecnologias para gestão de tráfego e mobilidade ativa. O destaque é para a palestra “Cidades que pedalam”, de Marcelo Sgarbossa, presidente da Associação de Ciclismo do RS.

Minicursos e sorteio de bicicleta

Encerrando o evento, no dia 29 de agosto, acontecerão dois minicursos online. Um sobre auditoria de segurança viária, com Marcos Feder (EPTC/SMMU – Porto Alegre), e outro sobre gestão de processos e dados em empresas de transporte, ministrado por Felipe Brum de Brito Souza.

Outro atrativo do evento é o sorteio de uma bicicleta Houston Kamp 29. Ele acontecerá presencialmente no dia 28, entre os participantes que assinarem as listas de presença e estiverem no local no momento do sorteio. A ação busca estimular a mobilidade ativa e reforça o compromisso do evento com a sustentabilidade urbana.

Como acompanhar

O evento terá transmissão ao vivo pelo canal Escala Humana no YouTube, permitindo o acompanhamento gratuito das atividades. A iniciativa promove a disseminação de conhecimento técnico e interdisciplinar sobre mobilidade urbana e segurança no trânsito em nível nacional.

Sair da versão mobile