eVTOL: o que são carros voadores? 

Você sabia que os carros voadores estão prestes a se tornar mais uma alternativa de meio de transporte? Confira todos os detalhes dessa inovação!


Por Accio Comunicação

Diferente dos helicópteros, os carros voadores estão sendo desenvolvidos para circular em ambientes urbanos e aeroportos de forma rápida, econômica e sem emissões de carbono. Além disso, os carros voadores serão veículos 100% elétricos (o que gerou o termo eVTOL). Esses veículos estão sendo projetados para alcançar um deslocamento total de até 100 quilômetros e são capazes de decolar e pousar verticalmente.  

Entretanto, o futuro meio de transporte está sendo fabricado em Taubaté, no interior de São Paulo e o principal objetivo será transportar passageiros, como serviços de táxi aéreo

Foto: imagem simulação do eVOLT (fonte: Embraer)

A fabricante responsável por um dos projetos é a Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer. Porém, apesar do primeiro voo estar previsto para 2024, o funcionamento completo do veículo deve acontecer somente em 2026.

Empresas áreas como Gol e Azul também já fizeram encomendas de carros voadores fabricados por outras empresas. 

Quais as vantagens do carro voador? 

Uma das principais vantagens dos carros voadores é eles serem ecologicamente sustentáveis. Ou seja, são projetados para não consumir combustíveis fósseis, gerando menos poluição e gastos de recursos naturais.

Além disso, trata-se de um veículo silencioso, gerando menos poluição sonora quando comparado a helicópteros ou carros. 

Por fim, esses veículos serão uma alternativa para fugir dos congestionamentos nas cidades.

As empresas oferecerão serviços de deslocamentos em rotas definidas e autorizadas pelas companhias de tráfego aéreo de cada país. No Brasil, a responsável é a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

Ilustração do eVTOL da Embraer

Quem pode dirigir os carros voadores? 

A princípio, esses veículos poderão levar até cinco pessoas, sendo quatro passageiros. No entanto, a maior parte dos projetos estão apostando em uma condução autônoma, dispensando a habilitação. 

Ainda não há uma legislação específica para dirigir os carros voadores. Mas estima-se que seja necessário a habilitação como a de pilotos de helicópteros. 

Quanto custa os carros voadores? 

De acordo com a empresa Eve, mais de 2,8 mil eVOLTs já foram reservados e cada veículo custa US$ 3 milhões. 

E você, teria coragem de dirigir um carro voador? Compartilha nos comentários a sua opinião! 

Veja também no Portal do Trânsito:
Sair da versão mobile