
Quem usa transporte público em São Paulo começa seu dia pelo menos meia hora mais cedo que outras grandes metrópoles da América Latina. É o que mostram os dados do Moovit, o aplicativo de mobilidade urbana mais utilizado no mundo.
A equipe de dados do aplicativo comparou dados de milhões de viagens realizadas na capital paulista, em Buenos Aires e na Cidade do México entre 15 de abril e 15 de junho. Foram contemplados todos os modais de transportes nas três metrópoles. O fluxo de passageiros se inicia em São Paulo em média 32 minutos mais cedo que a capital argentina, e 35 minutos mais cedo que a mexicana.
O Moovit começou a analisar as viagens a partir de 4h. Às 4h45 as viagens em São Paulo começam a aumentar em relação às outras cidades. O pico da diferença acontece entre 7h15 e 7h30, para cair depois desse horário.
“São Paulo é uma cidade de grandes dimensões, e tem tempos de deslocamentos mais longos. Isso ajuda a explicar essa largada adiantada. Outro fator relevante é o perfil dos passageiros de transporte público, com muitos trabalhadores de indústria, comércio e serviços, que iniciam sua jornada cedo. E não podemos ignorar as questões culturais: Buenos Aires e Cidade do México iniciam suas jornadas mais tarde”, explica Ziv Kabaretti, Vice-Presidente de Produtos do Moovit.
No Brasil
A equipe de dados do Moovit comparou os horários das viagens em São Paulo com Rio de Janeiro e Brasília. A capital paulista segue como a que larga mais cedo. Em relação ao Rio, São Paulo mantém uma média de antecipar suas viagens entre 20 e 25 minutos. Na comparação com Brasília, a variação é de 22 a 25 minutos.