Pedestre: o usuário mais vulnerável e a prioridade máxima no trânsito

Nesta sexta-feira, 8 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Pedestre, data voltada à conscientização e à prevenção de atropelamentos.


Por Assessoria de Imprensa
Dia do Pedestre
Segundo o DataSUS, 5.662 pedestres perderam a vida em 2023, o que equivale a 15,5 mortes por dia. Foto: Giuliano Gomes/Detran – PR

Entre todos os participantes do trânsito urbano, nenhum está tão exposto ao risco quanto o pedestre. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro: o respeito nas vias deve seguir a hierarquia dos mais frágeis, começando por quem está a pé, seguido por ciclistas, motociclistas, condutores de veículos de pequeno porte e assim por diante.

Nesta sexta-feira, 8 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Pedestre, data voltada à conscientização e à prevenção de atropelamentos, reforçando que a convivência segura nas ruas é responsabilidade de todos.

Direitos, deveres e a responsabilidade compartilhada

De acordo com o Grupo Técnico Interinstitucional do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito no Paraná (GT PNATRANS-PR), pedestres têm direitos essenciais garantidos por lei, como prioridade na travessia e espaço seguro para caminhar.

Nas vias com semáforo, motoristas devem esperar até que todos completem a travessia antes de seguir. Já nas estradas, a orientação é caminhar pelo acostamento, sempre em fila única e no sentido contrário ao fluxo de veículos.

“O Dia do Pedestre é um lembrete de que segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada. A colaboração e o respeito entre todos os usuários são essenciais para salvar vidas”, reforça o secretário executivo do GT Pnatrans-PR e presidente do Detran-PR, Santin Roveda.

Mortes preocupam e exigem ações concretas

Os números nacionais revelam um cenário alarmante. Segundo o DataSUS, 5.662 pedestres perderam a vida em 2023, o que equivale a 15,5 mortes por dia. No Paraná, foram 485 vítimas fatais — cerca de 1,3 por dia — do total de 2.697 óbitos em sinistros de trânsito.

Entre os fatores que contribuem para essas tragédias estão o excesso de velocidade, a embriaguez ao volante e o desrespeito às leis de trânsito. Santin Roveda destaca que o Estado tem um plano ambicioso para mudar essa realidade:

“O nosso trabalho é incessante pela conscientização sobre condutas seguras, tanto que temos um plano inédito para reduzir mortes nas vias em 50%.”

Plano inédito aposta na “Visão Zero”

O Plano Estadual de Segurança no Trânsito – PETRANS-PR 2025-2030 inspira-se no conceito sueco de Visão Zero, que considera inaceitável qualquer morte no trânsito e prioriza a proteção dos mais vulneráveis.

“O sistema de mobilidade e o desenho viário devem induzir comportamentos seguros e reduzir a gravidade dos sinistros, caso ocorram, por meio de prevenção e infraestrutura adequada”, explica Marcel Cabral Costa, especialista em trânsito do Detran-PR e membro da equipe de elaboração do plano.

Desafios do desenvolvimento urbano

Segundo o Censo 2022 do IBGE, 88,95% da população do Paraná vive em áreas urbanas. Grandes cidades como Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel concentram trânsito intenso e altos índices de motorização.

Para Santin Roveda, o aumento da frota particular exige repensar a mobilidade:

“O crescimento urbano impulsiona o número de veículos e gera tráfego denso. É fundamental integrar a mobilidade ao planejamento urbano, priorizando a circulação segura dos pedestres.”

Experiências internacionais mostram caminhos possíveis. Cidades como Copenhague e Nova Iorque são referências em políticas que priorizam pedestres e ciclistas, criando espaços públicos seguros e agradáveis.

No Brasil, a iniciativa Cidades Verdes Resilientes apoia municípios na adoção de práticas urbanas sustentáveis. Curitiba, com seu transporte público eficiente e extensa rede de áreas verdes, é exemplo nacional de cidade caminhável.

“Investir em calçadas de qualidade, ampliar a malha cicloviária e criar espaços públicos atrativos são passos fundamentais para promover a caminhabilidade”, conclui Marcel.

Dicas de segurança

Para pedestres:

Para motoristas:

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