Como o trânsito influencia o planejamento de uma viagem?

Com a aproximação das festas de fim de ano, o tráfego em estradas e aeroportos aumenta; saiba como um planejamento eficaz minimiza o problema com trânsito.


Por Agência de Conteúdo
planejamento viagem
O trânsito, aliás, não se resume a uma mera perda de tempo com engarrafamentos. Foto: JohnnyGreig / iStock

O final de ano se aproxima, e com ele, as férias escolares. Nessa época, muitas famílias aproveitam os dias de descanso para viajar. Seja de carro, ônibus ou avião, a expectativa é de um verão movimentado para o turismo. Neste mesmo período do ano passado, cerca de 60 milhões de brasileiros se planejaram para viajar. 

As praias foram o destino favorito: 54% dos turistas que viajaram para algum destino nacional optaram pelo litoral. Esse fluxo alto para destinos sazonais, contudo, traz alguns problemas. A superlotação da areia é algo comum, muito mais lixo é gerado e o trânsito nas ruas das cidades litorâneas e nas estradas causa enormes dificuldades de deslocamento.

Impacto do trânsito no humor

O trânsito, aliás, não se resume a uma mera perda de tempo com engarrafamentos. Esse tempo extra gasto dentro de um veículo impacta a saúde mental como um todo. Os níveis de fadiga, irritabilidade e estresse aumentam, e o que era para ser um período de descanso e relaxamento acaba tendo o efeito contrário.

Como se organizar para driblar os contratempos

Por essa razão, é fundamental que haja planejamento para as viagens de lazer. Pensar em rotas e alternativas, por exemplo, é importante para que a viagem não se torne um problema. O planejamento deve levar em conta todas as variáveis, como meio de transporte, melhor rota, data da viagem e hora, entre outras.

O primeiro passo é decidir o destino. Com essa informação, fica mais fácil traçar a rota ideal. Caso o destino seja conhecido, melhor ainda. Afinal, nesse caso, é mais fácil diagnosticar se o caminho indicado por apps como Google Maps e Waze é, de fato, o melhor.

Se não for o caso, alguns sites como o TripAdvisor, por exemplo, costumam contar com a opinião de turistas sobre uma série de destinos. É possível então saber quais rotas são as melhores, a depender da época do ano. No mais, utilizar os apps ajuda a saber em tempo real sobre melhores condições, rota mais rápida e se há problemas no trajeto.

Escolha o melhor horário para sair

Outra ideia é evitar viajar durante os horários de pico, principalmente se o trajeto envolve passar pelas regiões centrais das grandes cidades. Isso porque são esses pontos que costumam levar para as principais estradas e rodovias, mas que também concentram a maior parte do fluxo de veículos.

Por isso, o interessante é escolher horários do contrafluxo para iniciar a viagem. Na prática, são os primeiros horários da manhã ou após as 20h, na maioria dos casos. Desta forma, evita-se congestionamentos. Logo, o melhor a se fazer durante o planejamento é se programar levando em consideração o trânsito.

As condições climáticas também podem atrapalhar a viagem, seja saindo ou chegando ao destino. Conferir com alguma antecedência é importante para evitar ter que alterar demais o cronograma. Destinos que envolvam tráfego em serra, por exemplo, podem ter a visibilidade prejudicada com neblina e chuva, o que aumenta até mesmo o risco de acidentes.

Planeje paradas, se possível

Em viagens de carro, é interessante planejar algumas paradas. Por mais que isso possa vir a fazer com que a viagem se estenda um pouco mais, ajuda no alívio do cansaço e, consequentemente, no humor de todos. Em viagens de ônibus, as paradas são programadas e menos flexíveis, isso quando existem. Nesses casos, é melhor se informar de antemão.

As mesmas dicas servem, guardadas as proporções, para quem vai fazer uma viagem de avião. O deslocamento até o aeroporto, seja ele feito de carro ou transporte público, também deve levar em conta o horário. Sair com antecedência, por exemplo, evita atrasos e até mesmo problemas maiores, como a perda do voo.

Em suma, se programar para uma viagem mais eficiente, fugindo dos contratempos, é a melhor maneira de curtir o máximo possível. Fugir do trânsito significa mais bem-estar e bom humor durante o período de lazer, de forma que não se perca a vontade de sair ou precise adiar a viagem por conta de um problema razoavelmente contornável.

Sair da versão mobile