
A circulação na contramão e o desrespeito da placa de “pare” ou do sinal vermelho, por exemplo, são punidos com uma multa de € 45,6 (R$ 145), a metade do valor aplicado aos motoristas de veículos. O mesmo montante vale para o ciclista que não ceder a preferencial e usar o telefone com uma das mãos.
“Esse sistema gerou mais advertências pelos guardas de trânsito e uma melhora significativa nos dados de acidentes, com uma redução de 30%, uma porcentagem que não é baixa”, disse o presidente da comissão de bicicletas do CNSR, Christian Jacquot.
A recomendação parlamentar foi aprovada, mas não é obrigatória. O delegado interministerial de Segurança no Trânsito, Jean-Robert Lopez, disse que “é necessária uma análise jurídica” da proposta.
Ciclistas na rua ou na calçada?
Os membros do conselho também aprovaram a recomendação de criação de mais espaços mistos para ciclistas e pedestres nas calçadas das grandes cidades. “É preferível dividir o espaço entre pedestres e ciclistas do que entre ciclistas e motoristas, devido à desigualdade de força evidente entre estes dois últimos”, explicou Jacquot.
Cerca de 5% dos mortos e 15% dos feridos graves no trânsito francês são ciclistas, de acordo com dados do Instituto Francês de Ciências e Tecnologias dos Transportes e da Mobilidade.
Fonte: RFI