Estudo indica que brasileiros querem trocar de carro ou comprar um novo até 2024

A pesquisa mostrou que apenas 6% dos participantes têm a pretensão de comprar um veículo com motor híbrido.


Por Pauline Machado
Pesquisa sobre trocar de carro
O estudo ouviu cerca de 3,5 mil usuários da plataforma Webmotors sobre trocar de carro. Foto: gabriellepapalia para Pixabay

De acordo com uma pesquisa realizada pela Webmotors – ecossistema automotivo do Brasil e portal de negócios e soluções para o segmento, 89% dos entrevistados têm a intenção de trocar ou adquirir um novo carro até 2024.

Conforme o estudo, que apresenta a intenção de compra dos usuários da plataforma, 61% dos participantes desejam comprar um modelo usado. Destes, 53% indicaram que o financiamento parcial é o modo de pagamento escolhido, enquanto dentre os que já possuem um veículo, 76% pensam em ofertá-lo como entrada.

Quanto à preferência, a maioria afirmou ser pelos SUVs (38%) com motorização flex (70%). Entre os que possuem carro com idade entre um e dois anos, 31% já são proprietários de um modelo SUV. E, entre eles, 54% pretendem comprar ou trocar de veículo ainda no segundo semestre de 2023.

Trocar de carro por híbridos e elétricos

A pesquisa mostrou, também, que apenas 6% dos participantes têm a pretensão de comprar um veículo com motor híbrido. Sobre os motivos que os levam pela escolha de híbridos ou elétricos, 63% dos entrevistados disseram que a perspectiva de economia de combustível é a principal razão. Seguida do apreço por experimentar novas tecnologias (38%) assim como da preocupação com o meio ambiente (33%). Ao todo, 61% das pessoas que responderam a pesquisa estão dispostas a pagar um valor mais alto por modelos eletrificados.

“O estudo traz outro ponto importante: os entrevistados, em sua maioria, já têm um carro e são donos de modelos entre os anos 2012 e 2015 (26%) e não adquiriram o veículo em 2023 (83%), o que pode, de certa forma, justificar a intenção de comprar um carro nos próximos meses”, afirma e finaliza Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.

O levantamento foi realizado com cerca de 3,5 mil usuários da plataforma – a maioria homens (88%) com idade entre 46 e 55 anos (29%).

Sair da versão mobile