
Ainda conforme o especialista, todos os veículos devem passar por manutenção preventiva, além de seguir as recomendações indicadas pelo fabricante, dentro dos prazos e quilometragem do manual do veículo. “Em veículos mais antigos, ou que não possuam manual, é importante estabelecer um programa próprio de manutenção periódica”, diz Mariano.
De acordo com o Relatório da Frota Circulante, elaborado pelo Sindipeças, a idade média da frota brasileira voltou a subir e atualmente é de 8 anos e 8 meses. Dentre os automóveis, 41% têm menos de 5 anos, outros 41% têm entre 6 e 15 anos e 4% tem mais de 20 anos de idade.
Segundo estudos, o risco de morrer ou de sofrer uma lesão grave que requer internação aumenta com a idade do veículo. Comparado aos carros de até quatro anos, o risco de morte é 1,6 vezes maior em automóveis com 10 a 14 anos e 2,2 vezes maior em automóveis com mais de 15 anos. “Dada esta relação entre risco de morte e idade do veículo, a manutenção adequada de todos os itens de segurança se torna essencial para a redução de acidentes”, explica Mariano.
Dicas de manutenção
A manutenção preventiva é a forma mais segura e econômica de cuidar do veículo. Na manutenção corretiva, os problemas existentes precisam ser reparados imediatamente, pois as peças com defeito podem danificar outros componentes, comprometendo a segurança. Adiar a solução de problemas só serve para agravá-los. Veja dicas do Portal do Trânsito.
Revisões
É importante manter as revisões do veículo em dia. Deve-se seguir as recomendações e o plano de revisões e manutenção propostos pelo fabricante.
Substituição de peças
A substituição de peças desgastadas nos prazos corretos, antes que os problemas se manifestem. O ideal é sempre utilizar produtos recomendados e peças originais, dentro das especificações.
Check-list
O proprietário do veículo deve se acostumar a fazer um check-list do funcionamento do veículo antes de sair (combustível, luzes, painel, pneus, etc) e um check-list completo antes de viajar.
Funcionamento do veículo
A qualquer sinal de funcionamento irregular, parar para verificar e levar o veículo a uma oficina autorizada. Adiar a hora do conserto pode custar muito caro, além de expor a riscos desnecessários.