
Tendo em vista que a população de São Paulo é de quase 42 milhões de pessoas, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado já atingiu o marco de 1,6 habitante por veículo, superando a média nacional e aproximando-se ao nível de países desenvolvidos.
Segundo estudo do Sindipeças, sindicato das fabricantes de autopeças, havia no Brasil em 2012 uma média de 5,2 habitantes por veículo. São Paulo no ano passado já tinha a menor razão entre pessoas e autoveículos, de 2,9, seguido pelo Paraná, com 3,4, Rio Grande do Sul, 3,5, e Rio de Janeiro, 4,7.
Na comparação com outros países, São Paulo também apresenta frota maior. De acordo com informações compiladas pela Anfavea, a associação dos fabricantes, a média em 2011 de habitantes por veículo na Argentina era de 3,7; no México, 3,6; na Coréia do Sul, 2,6; na Suécia, 1,9; e na Alemanha, 1,8. São Paulo supera até Bélgica, Áustria, Reino Unido, França, Espanha e Japão, que ficaram com 1,7 habitante por veículo em 2011.
Atualmente, a frota paulista só não é maior que a do Canadá, com média de 1,6; Itália, com 1,4; e Estados Unidos, com 1,2 pessoa por veículo.
Fonte: Automotive Business