Detran revela os erros mais comuns que reprovam candidatos na prova de direção

Além dos erros técnicos, o fator emocional pesa muito na hora da avaliação.


Por Assessoria de Imprensa

O sonho da primeira habilitação levou mais de 114 mil candidatos ao exame prático do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) em 2024. Desses, 37.860 tentaram a Categoria A (motocicletas) e 76.199 buscaram a Categoria B (automóveis). Os números mostram que 61,7% dos candidatos foram aprovados na prova para motos, enquanto apenas 49,6% conseguiram passar no exame para automóveis.

Mas o que leva tantos candidatos à reprovação? O Detran-MS divulgou os erros mais comuns na prova de direção que acabam eliminando os futuros motoristas.

Principais erros na prova de direção de moto (Categoria A):

Principais erros na prova de carro (Categoria B):

Durante o exame prático, o candidato pode acumular no máximo três pontos por erros cometidos. Caso atinja o quarto ponto ou cometa uma falta eliminatória, a reprovação é automática. As faltas são classificadas em:

Nervosismo: o vilão da prova prática

Além dos erros técnicos, o fator emocional pesa muito na hora da avaliação. De acordo com a Gerente de Exames de Habilitação do Detran-MSLina Zeinab, o nervosismo e a ansiedade são grandes influenciadores na reprovação.

“A prova prática de habilitação é um momento marcante, que representa um passo importante rumo à autonomia e independência. Por isso, gera um impacto emocional significativo nos candidatos, especialmente naqueles que já passaram por reprovações anteriores”, destaca.

Para driblar o nervosismo, a recomendação é uma boa preparação durante as aulas bem como estratégias para manter a calma no dia da prova. “Estar bem preparado e tentar se acalmar antes da avaliação são atitudes que podem fazer toda a diferença para o candidato se sentir mais confiante”, conclui.

As informações são da Comunicação do Detran-MS 

Sair da versão mobile