Curso gratuito capacita gestores para implementar o Programa Vida no Trânsito no Paraná

Com metodologia baseada em evidências, iniciativa aposta na qualificação técnica para reduzir sinistros e salvar vidas nas cidades paranaenses.


Por Mariana Czerwonka
curso Programa Vida no Trânsito
O curso visa capacitar tecnicamente profissionais e gestores públicos para a implementação do Programa Vida no Trânsito nos municípios paranaenses. Foto: DogoraSun para Depositphotos

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR), por meio da Divisão de Promoção da Cultura de Paz e Ações Intersetoriais, está com inscrições abertas para o curso de capacitação técnica para profissionais e gestores públicos interessados na implementação do Programa Vida no Trânsito (PVT) nos municípios do estado. A formação é totalmente gratuita, autoinstrucional e realizada no formato EAD, com carga horária de 40 horas.

Voltado especialmente para agentes públicos das áreas de saúde, mobilidade, trânsito e segurança, o curso tem como objetivo principal preparar equipes técnicas para aplicar, de forma efetiva, a metodologia do Programa Vida no Trânsito. Trata-se de uma estratégia nacional reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que utiliza dados integrados e qualificados para nortear políticas públicas de prevenção aos sinistros de trânsito com foco na redução da morbimortalidade.

Metodologia baseada em evidências

A proposta central do curso é ensinar como aplicar uma metodologia fundamentada na produção de informação qualificada — pilar essencial do PVT — e promover um plano de ações intersetoriais de segurança viária. A abordagem permite que os gestores direcionem recursos e decisões com mais eficiência, conforme os principais fatores de risco identificados no território.

Entre os objetivos específicos da capacitação, estão:

Organização e conteúdo

A formação está organizada em seis módulos com dez disciplinas, incluindo conteúdos teóricos e práticos. A cada disciplina, o aluno realiza avaliações online com questões de múltipla escolha ou associação. Para receber o certificado, é necessário completar todas as atividades propostas e obter, no mínimo, 70% de acertos em cada disciplina. O participante tem direito a três tentativas por avaliação, sendo considerada a nota mais alta.

A estrutura do curso contempla:

Todo o material é resultado da versão revisada e ampliada do curso, originalmente elaborado em 2022. A nova edição foi atualizada em 2025 por profissionais da SESA-PR em conjunto com a Comissão Estadual Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito (PVT/PR).

Como participar

A inscrição é gratuita, aberta ao público e é possível realizar pela plataforma AVASUS/ESPPrVirtual. O curso já está disponível desde 12 de junho de 2025, e os participantes podem iniciar as atividades assim que confirmarem sua matrícula. Por ser autoinstrucional, o próprio aluno determina o ritmo de estudo.

A expectativa da Secretaria da Saúde é ampliar o número de municípios paranaenses aptos a aplicar a metodologia do PVT, contribuindo para a construção de cidades mais seguras, humanas e sustentáveis.

Com essa capacitação, os gestores passam a ter instrumentos técnicos e científicos para melhorar os indicadores locais de trânsito, protegendo vidas e qualificando a atuação intersetorial nas áreas de saúde, mobilidade urbana e gestão pública.

Para fazer a inscrição, clique aqui!

Sair da versão mobile