Em reação à proposta do governo, PL busca tirar do Contran o poder de alterar regras das autoescolas

A medida surge em reação à proposta do governo de flexibilizar aulas em autoescolas.


Por Mariana Czerwonka
Autoescolas
PL propõe que apenas o Congresso Nacional possa definir regras da formação de condutores. Foto: DetranRS

O Projeto de Lei 5358/2025, de autoria do deputado Dagoberto Nogueira (PSDB-MS), surge como resposta à proposta do governo federal de flexibilizar as aulas obrigatórias em autoescolas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O PL propõe que apenas o Congresso Nacional, por meio de lei federal, possa definir as regras da formação de condutores, vedando que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ou a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) realizem alterações por resoluções administrativas.

Reforço da competência do Congresso e reação às mudanças do governo

Conforme o deputado Dagoberto Nogueira, a medida busca garantir maior transparência e segurança jurídica na regulamentação da formação de motoristas. Atualmente, o Contran tem editado diversas resoluções que afetam diretamente o processo de habilitação, como carga horária mínima, aulas práticas e teóricas, e métodos de avaliação, muitas vezes sem a devida participação do Poder Legislativo.

“As regras de formação de condutores têm impacto direto na segurança pública e na vida de milhões de brasileiros. Elas precisam ser discutidas e aprovadas pelo Congresso, com ampla participação social, e não apenas determinadas por órgãos técnicos do Executivo”, afirmou o parlamentar.

Com a recente discussão do governo sobre flexibilizar as aulas em autoescolas, o projeto surge como uma resposta legislativa, buscando impedir mudanças administrativas que possam reduzir a qualidade da formação dos futuros motoristas.

O que muda com o PL 5358/2025

Se aprovado, o PL alterará o artigo 148 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para deixar claro que:

Na prática, isso significa que mudanças como redução de aulas obrigatórias, novas modalidades de formação ou definição de critérios técnicos só poderiam ocorrer mediante aprovação legislativa, e não por resoluções administrativas.

Maior estabilidade e segurança jurídica para cidadãos e autoescolas

O deputado destaca que a proposta fortalece o papel do Congresso, garantindo previsibilidade às normas e evitando que condutores, instrutores e autoescolas enfrentem alterações repentinas.

“Ao concentrar a regulamentação em lei federal, o projeto fortalece o papel do Congresso no controle das políticas públicas de trânsito e assegura previsibilidade e estabilidade normativa, em benefício dos cidadãos, dos instrutores e das instituições de ensino de trânsito”, explica Nogueira.

De acordo com a justificativa do projeto, a iniciativa também visa democratizar o processo de elaboração das regras, reforçar o Estado de Direito e promover maior segurança jurídica, temas de alta relevância social, econômica e de segurança pública.

Contexto: debate sobre flexibilização das aulas em autoescolas

Desde meados de 2025, o governo federal estuda flexibilizar as exigências de curso prático e teórico em autoescolas. Ou seja, o que permitiria ao candidato à CNH buscar parte da formação de forma independente.

Especialistas bem como representantes do setor alertam que a redução da carga de aulas pode comprometer a formação técnica e comportamental, aumentando riscos no trânsito. O PL 5358/2025, portanto, atua como mecanismo de proteção, assegurando o debate e aprovação pelo Congresso Nacional de qualquer mudança na formação de condutores.

Tramitação

O projeto passará por análise nas comissões temáticas da Câmara dos Deputados, antes de seguir para votação em plenário. Caso aprovado, seguirá para o Senado.

Se virar lei, o PL blindará a regulamentação da formação de condutores contra alterações por resoluções administrativas. Assim, consolidando o papel do Congresso Nacional como instância decisória sobre o tema.

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