Vai até domingo (27/08) o período de inscrições para mulheres que desejam tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita. O projeto “Elas na Direção” é patrocinado pela Chevrolet com organização da ONG Plano de Menina, vinculada ao Plano Feminino.
A iniciativa busca ser uma ação afirmativa para que mulheres que não têm condições financeiras tenham a oportunidade de tirar a CNH de forma gratuita.
Conforme a ONG Plano de Menina, o objetivo é mudar o cenário de mulheres no volante, ampliando horizontes e empoderando mais mulheres nas pistas. “O Plano de Menina está atuando para que meninas e mulheres assumam a direção de suas vidas e do volante com uma CNH gratuita”, afirma a ONG em seu site.
Para participar é preciso ter mais de 18 anos, se identificar com o gênero feminino, cis ou trans e ainda não possuir CNH.
Para se inscrever, clique aqui!
Número de CNHs oferecidas
Conforme a ONG, como a quantidade de CNHs ofertadas será definida de acordo com o valor obtido na campanha de financiamento coletivo, ou seja, a quantidade de alunas contempladas será estipulada após finalização da campanha.
“Caso o número de inscrições seja maior do que as CNHs disponíveis, faremos a seleção com base nas histórias de cada candidata, contemplando aquelas que terão maior impacto pessoal e/ou profissional ao obter a habilitação, cuja seleção será apreciada por um Comitê interno do Instituto”, informa o Regulamento.
Regulamento do projeto que oferece CNH grátis para mulheres
De acordo com o regulamento, as inscrições estarão vigentes de 26 de julho de 2023 a 27 de agosto de 2023, ou até atingir 10.000 inscrições. Já o período de realização das aulas nas autoescolas poderá começar até 31 de agosto de 2024.
O Projeto custeará todas as despesas relacionadas ao processo de CNH, desconsiderando eventuais reprovações, nas autoescolas parceiras credenciadas.
“Sabemos que a CNH é um instrumento importante que pode empoderar nós, mulheres, uma vez que é um sinônimo de liberdade. Por isso, estamos dando mais um passo importante no trabalho que estamos fazendo com a marca Tracker. Com essa campanha, queremos quebrar os preconceitos no trânsito. Por exemplo, só 6% dos acidentes em São Paulo são causados por mulheres, justamente por serem mais cuidadosas ao dirigir. Porém, 80% das pessoas que têm medo de dirigir, são mulheres. Essa comunicação vem para incentivar a todas a perderem esse medo e mostrar que o trânsito é lugar para todos”, comenta Chris Rego, diretora-executiva de Marketing da GM América do Sul.
Autoescolas que querem participar do projeto da CNH grátis para mulheres
Para as autoescolas que querem participar do projeto, basta enviar um e-mail para a organização do projeto.
Conforme Kelly Sá, gerente de Projetos da ONG Plano de Menina, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) ou autoescolas interessados em participar devem enviar um e-mail para contato@planodemenina.com.br. “Temos especialistas focados em falar com os responsáveis das autoescolas, tirar as dúvidas e fazer uma criteriosa curadoria para identificar as autoescolas que atendam os pré-requisitos do projeto”, conta.
A gerente ainda traz outras informações relevantes.
“Além disso, também consideramos que as autoescolas sigam algumas condições como proteção de dados das alunas e assistam a um workshop online contra assédio que iremos ministrar aos funcionários das autoescolas aprovadas. Para que a ação ganhe ainda mais força e a gente possa atender o maior número de mulheres possíveis, as autoescolas também devem apoiar o projeto com a doação de uma CNH a cada número de mulheres que nós ainda determinarmos de alunas matriculadas por autoescola, e que foram encaminhadas por meio do projeto”, explica Sá.