
O governador Romeu Zema assinou, na semana passada, durante evento de conscientização sobre segurança no trânsito realizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, uma declaração de apoio a um protocolo de intenções com o iFood, empresa brasileira de tecnologia, para promover iniciativas de educação no trânsito junto aos motociclistas, em especial a entregadores de aplicativos, além de incentivar à regularização dos condutores e de seus veículos.
A medida, coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), reforça o compromisso do Governo de Minas e do iFood com a preservação de vidas no trânsito. O chefe do executivo mineiro celebrou a parceria firmada entre o Estado assim como a iniciativa privada em prol da segurança dos entregadores de aplicativo. “Este protocolo vai significar que os milhares de profissionais que hoje atuam com o iFood, fazendo entrega principalmente de refeições e de outros serviços, possam vir a ter uma condição de trabalho melhor e principalmente mais segura”, afirmou o governador de Minas Gerais.
“Isso significa menos acidentes, menos vidas que eventualmente seriam perdidas e o que nós queremos é isso, que esses trabalhadores que merecem todo o respeito, já que facilitam a vida de milhões de mineiros, venham a ter acesso a toda essa orientação e medidas preventivas onde diversas instituições estão participando”, reiterou Romeu Zema.
Blitz educativa
O evento realizado na capital mineira ocorre em formato de Pit Stop Educativo, que convida os motociclistas a participarem de ações que destacam o uso de equipamentos de segurança, a importância da pilotagem defensiva, incentivando o respeito às leis de trânsito. Os participantes também recebem orientações sobre regularização das documentações necessárias para conduzir de acordo com a legislação.
Parceria
O evento marca o início de uma agenda colaborativa entre o Governo de Minas, empresas e a sociedade. A expectativa é que, a partir dessa união, seja possível salvar vidas, reduzir impactos sociais e econômicos, além de construir uma cultura de um trânsito mais seguro em todo o estado.
O principal objetivo é estabelecer diretrizes conjuntas para campanhas educativas, mutirões de regularização de documentos bem como programas de capacitação em segurança viária. “Com essa cooperação junto ao iFood, buscamos zelar pela segurança no trânsito, especificamente dos motociclistas entregadores credenciados pela plataforma”, afirmou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Silvia Listgarten.
“Esses profissionais circulam diariamente em nossas cidades e precisam de capacitação qualificada e formação assertiva para cuidar da própria vida, da vida dos demais motoristas e também dos pedestres, contribuindo para um trânsito mais seguro em nossas cidades e em todo o estado”, afirmou Silvia Listgarten.
O Pit Stop Educativo conta com 13 parceiros institucionais, entre eles a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Dados
Entre 2015 e 2025, Minas Gerais registrou mais de 733 mil acidentes envolvendo motociclistas, que resultaram em mais de 637 mil vítimas, das quais 9.150 fatais, de acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A maioria dos acidentados é formada por homens jovens, entre 20 e 39 anos, em plena idade produtiva.
De acordo com dados da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito de Minas Gerais (CET-MG), o estado conta com uma frota de mais de 3,4 milhões de motocicletas, o equivalente a 41% dos veículos de Minas Gerais. Somente na capital mineira, são 318 mil motocicletas. Esses números reforçam a importância de medidas de conscientização. Atualmente, Minas tem mais de 3,3 milhões de condutores habilitados a pilotar motocicletas (considerando categorias A, AB, AC, AD e AE).