Detran apresenta passo a passo de como obter a CNH digital

Disponível para Android e IOS de forma gratuita, aplicativo permite usuários a terem acesso a serviços do órgão.


Por Assessoria de Imprensa
CNH digital obter
Usuários precisam ter conta no gov.br, uma vez que o aplicativo solicita os dados da plataforma. Foto: Felix Carneiro / Governo do Tocantins

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) informa que os usuários podem ter acesso aos serviços do órgão, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), sem a necessidade de se deslocar até alguma unidade do Detran/TO. Disponível para os sistemas Android e IOS, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente pelos condutores sem nenhum custo. Veja dicas de como obter a CNH digital.

No aplicativo, o Detran/TO disponibiliza os serviços de Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV); desconto de 40% nas multas; indicação do real condutor; consulta ao prontuário e restrições no veículo; recall; emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e também credencial para vaga especial em estacionamentos para pessoas idosas, com deficiência e mobilidade reduzida.

Como obter a CNH digital

Para ter acesso a CDT, o Detran/TO lembra que é necessário possuir uma conta no gov.br , uma vez que o aplicativo pede os dados da plataforma. Confira o passo a passo:

Feito este processo, o condutor tem acesso a alguns serviços do Detran/TO de forma digital.

Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo

Na CDT, os condutores podem dar início ao processo de transferência de veículo com o registro da intenção de venda, desde que o veículo não esteja alienado. O vendedor registra a autorização na aba “veículos”. Logo após, vendedor e comprador são notificados pelo aplicativo. A confirmação exige reconhecimento de biometria facial para evitar golpes e fraudes virtuais. E por último, será feita a vistoria do veículo no Detran, presencialmente, para encerrar o processo.

Se ainda resta dúvidas sobre estes procedimento, leia a matéria completa aqui.

Desconto de 40% nas multas

É válido destacar também que o usuário só recebe os descontos nas multas autuados por órgãos que tenham aderido ao Sistema de Notificação Eletrônico (SNE), como o próprio Detran/TO. Veja como ter o desconto:

Se ainda resta dúvida em relação, veja o vídeo tutorial aqui.

Indicação do real infrator

No caso da indicação do real infrator, cabe lembrar que é preciso fazer o processo dentro do prazo de 30 dias após a notificação da multa ao condutor. Se o interessado inicia este processo extrapolado os 30 dias, não será possível a indicação. E, consequentemente, a transferência dos pontos da habilitação para o verdadeiro infrator.

Outros serviços online

O Detran/TO lembra aos usuários que o órgão disponibiliza uma outra série de serviços de forma digital no aplicativo Detran TO Fácil e no site institucional, além da CDT.

As informações são de Gabriel Moraes / Governo do Tocantins  

Sair da versão mobile