RS registra mais de 140 mil novos motoristas habilitados em 2024


Por Assessoria de Imprensa
CNH RS novos motoristas
Os números foram analisados pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego do RS (ABRAMET/RS), em cima dos dados disponibilizados pelo Detran RS. Foto: Divulgação DetranRS

O Rio Grande do Sul encerrou o ano de 2024 com 140.823 mil novos condutores aptos a circular pelas ruas e avenidas do Estado. A categoria B, que inclui carros e picapes, liderou a emissão de novas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), com 110.178 mil novos motoristas. Em seguida, a categoria AB (habilitação para carro e moto) registrou 16.932 mil novas CNHs, enquanto a categoria A (motocicletas, motonetas e triciclos) teve 13.712 novos habilitados.

Os números foram analisados pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego do RS (ABRAMET/RS), em cima dos dados disponibilizados pelo Detran RS, até dezembro de 2024. Com esse crescimento, o Rio Grande do Sul agora conta com 5,56 milhões de condutores habilitados (5.561.735), um aumento de 2,10% em relação a 2023, quando o número de motoristas era de 5,4 milhões (5.447.334).

Para o presidente da ABRAMET/RS e especialista em Medicina do Tráfego,  Ricardo Hegele, com o aumento do número de habilitados cresce também os desafios pela busca de um trânsito mais seguro e consciente para todos.  

“Novos habilitados representam a busca pela liberdade de ir e vir, somado às necessidades cotidianas das pessoas, já que dirigir possibilita circular de forma independente sem depender do transporte público ou do uso de aplicativos de transporte”, diz, acrescentando que “consideramos positivo o interesse das pessoas em tirar a CNH, mas o que precisamos são de bons motoristas e é o comportamento no trânsito de cada condutor, associado ao respeito às regras e a uma conduta responsável que trará resultados melhores no que tange a redução da sinistralidade em nosso Estado”, ressalta.

Dicas da ABRAMET/RS para um trânsito mais seguro e respeitoso

Com mais motoristas nas ruas, a responsabilidade no trânsito deve ser prioridade. Tanto os novos condutores quanto os mais experientes precisam adotar atitudes respeitosas, conscientes e prudentes. Confira algumas dicas essenciais:

Com mais consciência e respeito no trânsito, todos podem contribuir para ruas e estradas mais seguras!

As informações são de Marcele Saffi – Assessoria de Imprensa ABRAMET/RS – Associação Brasileira de Medicina do Tráfego do RS

Sair da versão mobile