Maio Amarelo: veja dicas de segurança para evitar acidentes com motos e bicicletas no trânsito

No Maio Amarelo, movimento de conscientização para redução de acidentes, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) dá dicas de segurança para os mais vulneráveis do trânsito.


Por Assessoria de Imprensa
Dicas de segurança Maio Amarelo
No trânsito, o maior deveria proteger o menor. Foto: CBMMG/Divulgação

Ciclistas e motociclistas estão mais suscetíveis a sofrerem acidentes com possibilidade de morte ou graves lesões por possuírem menos proteção do que os condutores de automóveis, cercados por duas toneladas de aço. No Maio Amarelo, movimento de conscientização para redução de acidentes, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) lembra que, no trânsito, o maior protege o menor e dá dicas de segurança.

De acordo com dados da corporação, somente no ano passado foram atendidas cerca de 1,5 mil ocorrências envolvendo ciclistas. Já em relação aos motociclistas, a corporação atendeu no último ano cerca de 14 mil ocorrências.

Conforme a Lei 9.503, artigo 29, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sobre normas de circulação e conduta, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores.

Neste sentido, os condutores de veículos automotivos precisam ter atenção redobrada e adotar uma direção preventiva em relação aos veículos de duas rodas, se atentando para os pontos cegos e respeitando a distância recomendada de 1,5 metros, em qualquer via. Abaixo, confira mais dicas de segurança.

Condutores de veículos automotores:

Ciclistas:

Motociclistas:

As informações são da Agência Minas

Sair da versão mobile