13 de dezembro de 2025

Número de motoristas embriagados no Rio cai no primeiro trimestre


Por Mariana Czerwonka Publicado 17/04/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h53
Ouvir: 00:00

Lei seca no RioOs casos de motoristas que dirigem embriagados no Rio de Janeiro diminuíram no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados da Operação Lei Seca, em 2015, dos 91.993 testes de etilômetro feitos, 5.332 foram positivos, o que representa 5,9% dos casos. Nos primeiros três meses de 2014, em 84.642 abordagens foram flagrados 5.659 motoristas.

A operação fez o reboque de 3.381 carros e recolheu 4.800 carteiras de motorista. No mesmo período, foram identificados nove foragidos da Justiça e seis veículos roubados. Os fiscais apreenderam cinco armas e 11 carteiras nacionais de habilitação falsas.

Para o coordenador da operação, tenente-coronel Marco Andrade, o número de indivíduos alcoolizados diminui a cada ano. Segundo ele, esse tipo de operação tem permitido prender pessoas procuradas e apreender armas. “Embora nosso foco seja a fiscalização de trânsito e motoristas que dirigem embriagados, a Operação Lei Seca também tem contribuído de forma indireta na investigação de casos relacionados à segurança pública.”

Lançada em março de 2009, a Operação Lei Seca já abordou aproximadamente 2 milhões de motoristas. Foram registrados 137.846 casos de embriaguez ao volante, recuperados 107 veículos roubados, identificados 123 foragidos, apreendidas 45 armas e recolhidas 101 carteiras de habilitação falsas.

Com informações da Agência Brasil

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *