Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

IV Fórum sobre Trânsito e Qualidade de Vida


Por Mariana Czerwonka Publicado 19/11/2013 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h24
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Data: 21 e 22 de novembro de 2013

Local: Maceió Mar Hotel, no bairro Ponta Verde, em Maceió/AL

Dados do evento: O fórum vai reunir 200 participantes entre técnicos da saúde, dos órgãos de trânsito, universitários, agentes de trânsito, educadores e profissionais dos Núcleos Municipais de Promoção da Saúde. No primeiro dia do evento, a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, proferirá palestra sobre os Desafios da Política de Trânsito e Saúde em Alagoas.

Na sequência, o médico Fernando Moreira, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET/RJ), abordará o tema Trânsito e Saúde. Em seguida, o técnico do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Renan Silva, debateré o tema Planejando a Mobilidade Humana: perspectivas de transformação das cidades brasileiras.

Ainda no primeiro dia do fórum, o tenente do Detran/AL, Emerson Dantas, irá tratar dos Desafios e Conquistas Lei Seca em Alagoas. Posteriormente, o Impacto dos Acidentes de Trânsito para a Sociedade será o tema abordado pelo superintendente da SMTT de São Miguel dos Campos, Madson Alves.

Já na sexta-feira (22), o ciclo de palestras será iniciado com o gaúcho Eduardo Biavati, que abordará o tema Entre Mortos e Feridos: para entender a violência no trânsito. Na sequência, o professor da Ufal Sóstenes Ericson apresentará a experiência exitosa realizada no município de Estrela de Alagoas sobre a gestão do trânsito.

Encerrando o fórum, o técnico do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/AL) Marcelo Amâncio abordará as causas preponderantes nos acidentes de trânsito. Em seguida, o presidente do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/AL), Cláudio Soriano, irá tratar dos Direitos da Criança e do Adolescente ao Transporte Seguro.

De acordo com o técnico da Diretoria de Promoção da Saúde, Eloy Martin, os acidentes de trânsito representam uma das maiores causas de internação e óbito, além de gerarem perdas materiais e sofrimento para os envolvidos e familiares. “Durante o fórum, os participantes assistirão a palestras com alguns dos maiores especialistas nacionais sobre o tema”, afirmou Eloy, destacando ainda que ações educativas e fiscalização para a aplicação das leis de trânsito são vitais para a promoção de um trânsito mais seguro.

O técnico ressaltou, ainda, que o evento discutirá os acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, que hoje representam a maior parte dos atendimentos no Hospital Geral do Estado (HGE). Eloy Martin informou que, até julho de 2013, foram registrados 8.966 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, sendo 3.536 envolvendo motos.

O aumento do número de motos no trânsito gera novos desafios e questões que serão tema de debates no fórum. O combate e prevenção dos acidentes são essenciais para que Alagoas consiga salvar as vidas que se perdem todos os anos no trânsito”, destacou.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *