16 de dezembro de 2025

Falar ao celular causa acidentes


Por Mariana Czerwonka Publicado 21/11/2013 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h24
Ouvir: 00:00

Motoristas distraídos pelo celular demoram mais para reagir em um imprevisto – mais até do que alguns bêbados

Essa constatação foi feita por uma pesquisa na Universidade de Utah(USA). Na prática, ela não está distante da realidade brasileira. Foi comprovado que da mesma proporção que fumar ou passar um batom, utilizar o celular ao dirigir faz com que o motorista tire uma das mãos do volante e reduz a capacidade de atenção para as manobras.

De acordo com David Lima, especialista em trânsito há mais de dez anos, falar ao celular ao dirigir aumenta em até 400% o risco do motorista se envolver em colisão.

Para o advogado Vanderlei Santos, especialista em Direito Administrativo de Trânsito, esses comportamentos são corriqueiros porque o valor da multa no Brasil é muito baixo.

“Quando o Código de Trânsito Brasileiro foi instituído, em 1997, o valor da multa como avançar o sinal vermelho, correspondia a um salário mínimo e meio. Hoje, o valor dessa multa não chega a um terço do salário mínimo vigente. Isso ajuda a manter o comportamento transgressor”, adverte.

O CTB prevê no artigo 252, infração média e multa de R$ 85,13 para quem conduz o carro utilizando fones de ouvido e com apenas uma das mãos. Santos analisa a infração como principal causa de condução de veículos sem a devida atenção.

“Aqui, cabe uma abordagem histórica. Quando da instituição do CTB, havia no Brasil aproximadamente quatro milhões e quatrocentos mil aparelhos celulares em uso no país, segundo dados do World Factbook. Atualmente, são mais de 265 milhões de aparelhos em uso e falar ao celular na direção ficou corriqueiro. Por isso, essa é uma infração que precisa ser revista com urgência”, defende o advogado.

Em Fortaleza, quase dez multas são registradas a cada hora por uso de celular ao volante no trânsito este ano.

Soluções

Para andar no trânsito sem a necessidade de atender o telefone, especialistas afirma que o correto é criar antídotos para isso. Deixar o telefone em modo silencioso enquanto dirige é um deles. Se formos analisar, o mundo não vai acabar se você não responder imediatamente, não é?

Outro remédio é faça tudo o que precisa antes de sair dirigindo pelas ruas e avenidas. Se você se sente seguro para falar ao celular enquanto dirige (o que não é proibido, desde que você mantenha as mãos no volante e não use nenhum tipo de fone de ouvido), inicie a ligação antes de arrancar.

Outro prevenção é se você estiver ouvido música, configure a lista de reprodução antes de partir. O mesmo vale para o GPS, audiolivros e podcasts e qualquer coisa que você vá usar para afastar a monotonia no carro. Se você ajustar tudo antes de partir, não precisará olhar para a tela do telefone, e assim você mantém os olhos na pista por mais tempo.

Fonte: Diário do Nordeste

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *