Curso gratuito do Detran ajuda pessoas a superarem o medo de dirigir
Iniciativa inédita pretende apoiar quem evita o volante por insegurança, ansiedade ou traumas. Curso será EaD, ao vivo, com abordagem psicológica, técnica e educativa.

O medo de dirigir é um obstáculo silencioso que afeta milhares de pessoas em todo o país. E ele pode impactar diretamente na qualidade de vida, autonomia e oportunidades profissionais. Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) lançou o curso gratuito “Sem Medo de Dirigir”. Esta é uma iniciativa inédita voltada a quem quer enfrentar e vencer essa dificuldade.
As inscrições para a primeira turma estão disponíveis no site oficial do Detran|ES. São 50 vagas, preenchidas por ordem de inscrição, e destinadas a qualquer interessado do Espírito Santo, habilitado ou não. As aulas acontecerão entre os dias 5 e 14 de agosto, às terças, quartas e quintas-feiras, sempre das 14h às 17h, em formato EaD com transmissão ao vivo. Dessa forma, permitindo a interação entre alunos e professores.
Superar bloqueios e resgatar a autonomia
O curso será promovido pela Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran|ES, e tem como foco principal auxiliar quem sofre com bloqueios emocionais relacionados à direção veicular. A proposta vai além da simples instrução: visa compreender e tratar as causas do medo por meio de uma abordagem interdisciplinar, que inclui aspectos psicológicos, técnicas de direção defensiva e fundamentos de legislação e segurança viária.
“Sabemos que dirigir facilita a locomoção, mas também representa liberdade. Para muitas pessoas, pode ser a diferença entre conseguir ou não um emprego, ou até mesmo garantir o transporte de um familiar até um atendimento médico. Convidamos todos que, por algum motivo, têm medo de dirigir — inclusive os que ainda nem iniciaram o processo de habilitação — a participarem. Esse curso pode ser um divisor de águas”, afirma o diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.
O dirigente destaca que esta é a primeira vez que o órgão oferece uma formação com esse foco. “Esperamos que esse projeto contribua para formar motoristas mais seguros e conscientes, assim como temos feito com os cursos de mecânica básica e pilotagem de motocicletas”, reforça.
Módulos e conteúdo: do autoconhecimento à legislação
A formação será composta por seis módulos, com carga horária de três horas cada, ministrados por uma equipe multidisciplinar de especialistas. Entre eles, psicólogos, instrutores de trânsito e profissionais da fiscalização. A metodologia prioriza a participação ativa dos alunos, com espaço para o relato de experiências, esclarecimento de dúvidas e vivências práticas adaptadas ao ambiente virtual.
Confira os temas de cada módulo:
- Módulo I – Conhecendo o medo de dirigir
Com a psicóloga Lívia Ferrão, os alunos serão incentivados a identificar as origens do medo, reconhecer as reações físicas e emocionais associadas e aplicar exercícios para entender e enfrentar suas inseguranças. - Módulo II – Direção defensiva
O instrutor Josenildo de Paula abordará estratégias essenciais de segurança. Como , por exemplo, manter distância segura, prever riscos, lidar com curvas e evitar colisões. - Módulo III – Legislação de trânsito
Com Jederson Lobato, gerente de Fiscalização do Detran|ES, os participantes aprenderão os fundamentos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), obrigações dos condutores e normas atualizadas de circulação. - Módulo IV – Mobilidade segura
A analista da EPT, Jéssica Castilho, vai explorar os princípios da mobilidade urbana sustentável e segura, abordando temas como a “Visão Zero” e a hierarquia da segurança viária. - Módulo V – Psicologia aplicada à segurança no trânsito
Também com Jéssica Castilho, este módulo relaciona fatores psicológicos como atenção, percepção, tomada de decisão e emoções ao comportamento no trânsito. Além disso, a influência de álcool, drogas, fadiga e distrações. - Módulo VI – Gerenciamento de ansiedade e estresse
Encerrando a formação, a psicóloga Livia Ferrão ensinará a identificar gatilhos emocionais, sintomas físicos e estratégias para manter o equilíbrio emocional em situações adversas no trânsito, como congestionamentos ou motoristas agressivos.
Um passo importante para quem deseja começar — ou recomeçar
O curso se destina tanto para quem nunca dirigiu quanto para pessoas habilitadas que, por diversos motivos, abandonaram o volante. A iniciativa acolhe diferentes perfis. Como, por exemplo, jovens inseguros, adultos com traumas, mulheres que passaram anos sem dirigir, profissionais que precisam da CNH para avançar na carreira. Ou seja, todos têm espaço garantido nesse projeto de reeducação para o trânsito.
“Queremos desmistificar o medo de dirigir, que muitas vezes é alimentado por experiências negativas ou falta de preparo emocional. Ao oferecer esse suporte, o Detran|ES se posiciona como agente de transformação social, indo além da fiscalização e contribuindo diretamente para a segurança e a inclusão no trânsito”, conclui Vieira.
Serviço:
Curso “Sem Medo de Dirigir” – Detran|ES
- Vagas: 50
- Formato: Ensino a Distância (EaD) – aulas ao vivo
- Data: 5, 6, 7 e 12, 13, 14 de agosto
- Horário: 14h às 17h
- Inscrição gratuita: pelo site www.detran.es.gov.br
Importante atualização da matéria
O Detran|ES informa que, devido à grande procura, as inscrições para o curso “Sem medo de dirigir” foram encerradas. Com 50 vagas previstas, o curso recebeu mais de 800 inscritos em menos de 12 horas. O Órgão irá garantir a oferta do curso para os 100 primeiros inscritos e programará a realização de nova turma ainda este ano.
