07 de dezembro de 2025

Minas Gerais aposta em formação mais humanizada para examinadores de trânsito

A proposta é clara: tornar a avaliação prática de direção mais didática, humanizada e alinhada às diretrizes pedagógicas modernas.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 13/08/2025 às 18h00
Ouvir: 00:00
examinadores MG
A formação busca tornar as avaliações práticas de direção no trânsito mais didáticas, humanizadas e alinhadas às diretrizes pedagógicas modernas. Foto: Seplag / Divulgação

O Governo de Minas Gerais deu início, na última segunda-feira (11/8), ao Curso de Formação de Examinadores de Trânsito, voltado para professores da Educação Básica e servidores da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). A proposta é clara: tornar a avaliação prática de direção mais didática, humanizada e alinhada às diretrizes pedagógicas modernas.

A iniciativa busca garantir que os futuros condutores deixem o processo de habilitação realmente preparados para circular com segurança. Para isso, o curso foi estruturado com metodologias ativas de ensino e aprendizagem, capacitando examinadores com as competências exigidas para atuar nas bancas responsáveis pelos exames de habilitação, renovação e reabilitação.

Educação para o trânsito dentro e fora da escola

A criação do Programa de Formação e Desenvolvimento de Examinadores de Trânsito (PFDE) ocorreu pela CET-MG em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG). Além de ampliar o quadro de examinadores, a proposta abre espaço para que a Educação para o Trânsito esteja presente também no contexto escolar. Dessa forma, ajudando a formar cidadãos mais conscientes e colaborando para um trânsito mais seguro.

No total, 234 educadores aprovados no processo seletivo participam da formação, conduzida pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP). São 220 horas/aula de conteúdo, com conclusão prevista para dezembro deste ano. Apenas quem concluir o curso com aproveitamento e tiver o nome publicado em portaria oficial poderá atuar como examinador.

Compromisso com a segurança viária

Para o chefe de Trânsito da CET-MG, Lucas Vilas Boas, a criação do PFDE reforça o compromisso do Estado com a melhoria dos serviços de trânsito.

“Com a criação do PFDE, o Governo de Minas reforça seu compromisso com a qualificação dos serviços de trânsito, investindo na formação continuada e em metodologias mais humanas e eficientes, com reflexos diretos na segurança viária e na experiência dos candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação”, destaca.

Complemento, e não substituição

Os novos examinadores não irão substituir os que já atuam, mas vão somar esforços, trazendo uma abordagem pedagógica e acolhedora para o processo avaliativo. A definição das escalas ocorrerá de forma a não interferir no turno regular de trabalho nas escolas estaduais. Esse modelo já funciona para servidores que participam dos exames práticos de direção.

Com essa medida, Minas Gerais aposta em um modelo de avaliação que valoriza a formação humanizada do condutor. Assim, reforçando que segurança no trânsito começa muito antes de o motorista colocar o carro nas ruas.

Assessoria de Imprensa

Conteúdo enviado por Assessoria de Imprensa especializada. Para encaminhar a sua sugestão, basta enviar e-mail para contato@portaldotransito.com.br

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *