Insper e Motiva debatem o papel do Brasil na mobilidade sustentável rumo à COP30
Novo episódio da websérie "Insper Cidades na Mobilidade" analisa o papel do país na transição para um transporte mais sustentável, menos dependente do carro particular e focado em soluções coletivas.

Em meio à crescente urgência da crise climática, o Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável do Laboratório Arq.Futuro do Centro de Estudos de Cidades do Insper (Insper Cidades), em parceria com a Motiva, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, lança um novo episódio da websérie “Insper Cidades na Mobilidade”. A produção aborda como a segurança, a desigualdade e a crise climática afetam a vida das pessoas, tendo a COP30, que acontecerá em Belém (PA), como ponto de partida para refletir sobre os caminhos para a construção de cidades mais resilientes.
O Brasil se destaca no debate global por sua matriz energética majoritariamente limpa. Miguel Setas, CEO da Motiva, afirma que o aumento da densidade das redes de transporte coletivo em grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, é fundamental para um caminho mais sustentável.
“O desafio de ampliar a oferta de transporte público nas grandes cidades representa, sobretudo, uma oportunidade concreta de trilhar um caminho mais sustentável”, ressalta.
O episódio, já disponível aqui, também traz a visão de Renata Ruggiero, presidente do Instituto Motiva, que ressalta a necessidade de investimentos em transporte coletivo, eletrificação da frota e integração de modais, como os ferroviários e hidroviários. Ela defende que a descarbonização no Brasil passará por um modelo híbrido, que inclua o uso de biocombustíveis.
O primeiro episódio lançado foi sobre Urbanismo Social e Ricardo Balestreri, coordenador do Núcleo de Urbanismo Social e Segurança Pública do Insper Cidades. Ele reflete sobre o tema destacando que “entender a mobilidade é ir além de veículos e infraestrutura. É olhar para como os espaços são vividos e compartilhados. Quando os moradores participam ativamente, a cidade se torna um lugar de inclusão e segurança”.
A série lançará novos episódios no canal do Insper no Youtube até o mês de dezembro. Entre os temas:
- Mulheres e Territórios: os riscos enfrentados por mulheres nos deslocamentos e o conceito de “deslocamento do cuidado”, que expõe sobretudo mulheres negras a sobrecargas no dia a dia. Segundo a série, sete em cada dez mulheres já se sentiram inseguras ao se locomover.
- Segurança Viária: debate sobre redução de velocidade, regulação da venda de veículos potentes e a experiência da Faixa Azul para motos.
- Saúde: impactos da poluição dos combustíveis fósseis em doenças respiratórias e efeitos do ar seco, da fuligem e do ruído.
- Mobilidade Ativa: importância da bicicleta, desafios de segurança e redução de ciclofaixas, além dos efeitos econômicos positivos, como estímulo ao comércio local.
- Financiamento: desafios do transporte público, queda de usuários e propostas de novas formas de subsídio.
- Dados e Mobilidade: uso de dados para políticas públicas mais eficientes, especialmente voltadas a populações de baixa renda.
- Habitação: relação entre desigualdade urbana, longos deslocamentos e direito à cidade.
- Metropolização: impactos da fragmentação da gestão em regiões metropolitanas e os custos para quem depende do transporte diário.
Motiva na COP30
A participação da Motiva na websérie dá continuidade às ações da Companhia nos campos da sustentabilidade e do impacto positivo nas cidades. Além de compartilhar suas iniciativas, a Motiva tem levado ao público e a parceiros as conclusões do plano da Coalizão para a Descarbonização dos Transportes. Este é um movimento que hoje reúne mais de 100 organizações, entre empresas, associações e instituições acadêmicas em torno do tema.
Como parte desses esforços, a Companhia participou recentemente da Climate Week NYC, em Nova York, Rio Climate Action Week, no Rio de Janeiro, da Brazil Climate Investment Week 2025, em São Paulo, e do World Climate Investment Summit, em Londres, apresentando o plano da Coalizão a parceiros e investidores. Também esteve presente na quarta edição do TEDx Amazônia, em Belém. Foi lá o lançamento do projeto Escolas Baseadas na Natureza, o maior programa privado de educação ambiental do País.
Essas ações fazem parte das iniciativas da TaskForce Motiva COP30, grupo criado para coordenar os esforços da Companhia voltados à mitigação e adaptação às mudanças climáticas, preservação da biodiversidade, promoção de uma economia de baixo carbono e mobilização de parceiros em torno dessa agenda.
