29 de janeiro de 2026

Governo de Minas amplia serviços de trânsito digitais no MG App e no Portal MG

Primeiro emplacamento de veículo passa a ser feito totalmente on-line.


Por Agência de Notícias Publicado 29/01/2026 às 12h00
Ouvir: 00:00
Governo de Minas
Seplag-MG / Divulgação

Governo de Minas ampliou a disponibilidade de serviços de trânsito digital no MG App e no Portal MG, reforçando a modernização do atendimento ao cidadão. As novas funcionalidades tornam os processos mais ágeis e seguros e reduzem a necessidade de deslocamentos presenciais.

Entre as novidades estão a digitalização completa do primeiro emplacamento, a transferência digital de veículo para o comprador pessoa jurídica, com integração com os cartórios, o cancelamento do comunicado de venda e da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPVe), além da nova ficha de cadastro simplificando ainda mais a transferência digital de veículos.

O primeiro emplacamento digital, antes disponível apenas para frotistas, agora atende ao cidadão pessoa física. O novo fluxo automatizado centraliza informações, elimina etapas manuais e garante mais transparência e segurança jurídica ao processo.

Já a transferência digital de veículo para o comprador pessoa jurídica passa a ser realizada em módulo específico no Portal MG, integrado aos cartórios de notas, reduzindo o uso de documentos físicos. O cancelamento do comunicado de venda é da ATPVe pode ser solicitado diretamente no portal ou no MG App, sem necessidade de reconhecimento de firma em cartório.

A nova ficha de cadastro permite resolver, de forma 100% digital, situações de transferências de propriedade de veículos que antes exigiam apresentação de documentação física em atendimento presencial, como comodato, compropriedade, determinação judicial, reserva de domínio, veículos de coleção ou aluguel e isenção do IPVA.

Segundo a superintendente de Transformação de Serviços de Trânsito, a ampliação dos serviços digitais representa um avanço na modernização da gestão do trânsito. “A digitalização reduz burocracias, aumenta a segurança dos processos e oferece mais comodidade à população”, destaca Caroliny Aparecida Silva de Miranda.

Tecnologia integrada

A solução tecnológica para digitalização dos serviços foi desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), que integrou sistemas estaduais e bases nacionais, garantindo segurança e rastreabilidade.

“Atuamos como centralizadora tecnológica, garantindo que o dado trafegue com segurança entre o cidadão e os sistemas de controle de veículos”, afirma o supervisor do projeto na Prodemge, Hugo Moreira.

Resultados

Em 2025, mais de 429 mil atendimentos de trânsito foram realizados totalmente on-line. Atualmente, cerca de 93% das etapas dos serviços estão digitalizadas, com mais de 350 procedimentos disponíveis no Portal Cidadão. Em 2025, Minas Gerais registrou aproximadamente 250 mil primeiros emplacamentos de pessoas físicas.

A iniciativa envolve atuação integrada do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e da Prodemge, reforçando a estratégia do Governo de Minas de ampliar a eficiência e melhorar a experiência do cidadão nos serviços públicos digitais.

As informações são da Agência Minas

Agência de Notícias

Conteúdo enviado por Agências de Notícias especializadas que distribuem gratuitamente material específico aos grandes sites.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *