Notícias

Educação

OMS lançará o Plano Global para a Década de Ação para Segurança Viária 2021-2030 

OMS lançará o Plano Global para a Década de Ação para Segurança Viária 2021-2030

O Plano Global faz parte da Segunda Década de Ação para Segurança Viária. O objetivo é prevenir pelo menos 50% das mortes no trânsito e lesões até 2030.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançará amanhã, dia 28 de outubro, às 09h (horário de Brasília), o Plano Global para a Década de Ação para Segurança Viária 2021-2030. Desenvolvido pela OMS e as comissões regionais da ONU, em cooperação com outros parceiros da Colaboração das Nações Unidas para a Segurança no Trânsito, o plano tem como objetivo enfatizar a importância de uma abordagem holística para a segurança no trânsito e apelar para melhorias contínuas no projeto de estradas e veículos. Além disso, pretende aprimorar as leis e fornecer atendimento de emergência oportuno para os feridos.

“O documento enfatiza que os encarregados por projetar e manter vias, fabricar veículos e gerir o trânsito devem compartilhar a responsabilidade pela segurança no trânsito com os usuários das vias em vez de apenas culpá-los pelos acidentes.”

O Plano Global também reflete a promoção da Declaração de Estocolmo de políticas para promover caminhadas, ciclismo e uso de transporte público. Esses são modos de transporte inerentemente saudáveis ​​e ambientalmente corretos.

Conforme a OMS, o progresso obtido durante a Década de Ação para Segurança no Trânsito anterior 2011-2020 lançou as bases para uma ação acelerada nos próximos anos. “Entre as conquistas estão a inclusão da segurança no trânsito na agenda global de saúde e desenvolvimento. Além disso, a ampla divulgação de orientações científicas sobre o que funciona, fortalecimento de parcerias e redes e mobilização de recursos. Esta nova Década de Ação oferece uma oportunidade para aproveitar os sucessos, bem como as lições de anos anteriores. A intenção é salvar mais vidas”, disse a Organização.

Inscreva-se neste link para acompanhar o lançamento e enviar perguntas (em inglês): http://bit.ly/globalplanlaunch

Plano Global

Em setembro de 2020, a Assembleia Geral da ONU aprovou a resolução A / RES / 74/299 “Melhorando a segurança viária global”, proclamando a Década de Ação para Segurança Viária 2021-2030, com a ambiciosa meta de prevenir pelo menos 50% das mortes no trânsito e lesões até 2030.

Nesse sentido, o Plano de Ação Global serve como um documento orientador. Bem como, apoio para que os Estados Membros alcancem os objetivos propostos pela Década de Ação para Segurança Viária. Ele se baseia em seis pilares de segurança no trânsito. São eles: o transporte multimodal, infraestrutura para vias seguras, veículos seguros, uso seguro das vias (comportamento do condutor), atendimento rápido e eficiente pós-acidente.

O Plano, na íntegra, você encontra aqui. 

O objetivo é que o plano sirva como um guia. Dessa forma, ações poderão ser adaptadas e feitas sob medida para o contexto específico de cada país-membro.

 

Artigos Recomendados Para Você

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Politica de Privacidade.

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']