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Programa Conexão DNIT: 5 passos para abordar o trânsito no Ensino Fundamental 

Programa Conexão DNIT: 5 passos para abordar o trânsito no Ensino Fundamental
Foto: Freeimages.com

Veja o passo a passo com dicas para que professores de qualquer área e ano escolar possam inserir as atividades no planejamento que têm.

Trânsito na escola
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O Programa Conexão DNIT disponibiliza um banco de atividades pedagógicas que abordam a Educação para o Trânsito de forma transversal às diferentes disciplinas do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano. Mas como o material disponibilizado pode ser utilizado no decorrer do ano letivo? Para responder a essa pergunta, aqui, está apresentado um passo a passo com dicas para que professores de qualquer área e ano escolar possam inserir as atividades no planejamento que têm.

As atividades do programa, por serem transversais, podem ser incluídas no plano de ensino de qualquer disciplina – Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática. Por exemplo, um professor do 5º ano que queira abordar o conteúdo sobre “Cálculo de porcentagens e a representação fracionária” pode fazer isso com o recurso da atividade “Contabilizando velocidades”, na qual esse objeto de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é abordado através da problematização do excesso de velocidade das vias públicas.

Ou seja, no material do Programa Conexão DNIT, o tema trânsito é abordado de forma transversal, articulado aos componentes curriculares. Veja como realizar a busca e a seleção de atividades que melhor dialogam com o seu plano de ensino com o passo a passo a seguir.

Atividades do Programa Conexão DNIT: passo a passo para o professor

1. Acesse o banco de atividades

Para consultar o banco de atividades do Programa Conexão DNIT, basta realizar seu acesso e cadastro gratuito no aplicativo ou no portal web do Programa. Após realizado o cadastro de usuário, será possível consultar e fazer download das atividades disponíveis.

Logo na página inicial, é possível realizar a busca pelas atividades, através dos filtros “ano escolar” e “disciplina”. Mas, para uma busca avançada, observe o menu junto ao cabeçalho e clique no ícone “Atividades”, que dará acesso a outra página de busca. Nessa outra página, é possível filtrar a pesquisa, selecionando mais de uma disciplina e mais de um ano escolar.

2. Busca avançada

Os principais filtros para a pesquisa das atividades pedagógicas, como já mencionado, são “ano escolar” e “disciplina”. Mas, vale ressaltar que, acessando a página “Atividades”, é possível aperfeiçoar a pesquisa inserindo, também, palavras-chave.

Por exemplo, além de escolher ano e disciplina, um professor que queira abordar os perigos do uso do celular no trânsito pode pesquisar uma atividade específica sobre esse tema inserindo a palavra “celular” no campo de busca.

Outras palavras-chave que podem facilitar a busca pelas atividades seriam termos referentes aos diversos objetos de conhecimento da BNCC para cada disciplina, por exemplo.

3. Desenvolvimento das atividades

Todas as atividades pedagógicas do Programa Conexão DNIT estão disponíveis para download no formato PDF em duas versões: a versão do professor; e a versão do estudante.

Ao baixar o arquivo da atividade na versão professor, é possível ter acesso ao conteúdo integral da atividade dos estudantes, mas com informações adicionais e textos de apoio, que inclui: conteúdos sobre os temas de trânsito abordados; os gabaritos dos exercícios; e diversos elementos de interação pedagógica (estratégias didáticas, mediações, avaliação, ações de continuidade, entre outros).

O material do professor foi desenvolvido dessa forma para dar subsídios aos educadores na inclusão da Educação para o Trânsito em seus planos de ensino. A partir da transversalidade com os objetos de conhecimento da BNCC, o professor pode definir qual o melhor momento, dentro do planejamento que fez, para o desenvolvimento de cada atividade.

O objetivo do Programa Conexão DNIT é inserir o trânsito no cotidiano escolar, como uma temática que pode ser trabalhada para além das datas de campanhas pela segurança viária, como Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito, por exemplo.

4. Acompanhamento das atividades e avaliação

A partir da disponibilidade de material no banco de atividades do Programa Conexão DNIT, mais de uma atividade pode ser desenvolvida durante o ano escolar com uma mesma turma. De forma que a Educação para o Trânsito seja abordada em diferentes momentos do ano letivo, a partir da sua transversalidade com as diversas disciplinas.

As chances de os estudantes se interessarem pelas atividades e se engajarem de realizá-las serão maiores se os elementos de interação pedagógica forem seguidos e desenvolvidos como foram propostos. Dessa forma, é importante que educadores e estudantes se apropriem do material a partir de suas realidades.

Há sugestões, na versão do professor, sobre como avaliar as atividades. E enquanto mediador da Educação para o Trânsito, o professor é convidado, também, a compartilhar, através dos canais de comunicação do portal e do aplicativo, como o Programa Conexão DNIT está sendo abordado na escola. E, ainda, qual o impacto desses aprendizados no dia a dia dos estudantes e dos familiares destes e da comunidade escolar.

5. Motivação para os estudantes

Mesmo inserida no dia a dia das disciplinas, as atividades pedagógicas podem proporcionar um momento diferenciado para os estudantes. Elas trazem elementos lúdicos e promovem uma participação efetiva de todos em sua realização.

O objetivo dos exercícios propostos nas atividades é trabalhar com dados da realidade. Partindo das vivências dos estudantes para desenvolver a consciência e a percepção de risco no trânsito, bem como da adoção de atitudes seguras. Nesse sentido, essa premissa está presente do início ao fim. A começar pelas as estratégias didáticas sugeridas para a introdução das atividades, seguindo ao longo do seu desenvolvimento e conclusão.

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