07 de dezembro de 2025

Carros x Enchentes: como agir?


Por Mariana Czerwonka Publicado 22/01/2014 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h20
Ouvir: 00:00

Enchente causa danos aos veículos

Apesar do verão ser a estação mais bem vinda do ano, as chuvas fortes são umas das principais características e, infelizmente, podem causar muitos danos, inclusive no trânsito. Não é incomum ver o noticiário de tv e acompanhar carros que chegam a ser arrastados por enxurradas, ou simplesmente abandonados, por conta do domínio das águas que muitas vezes atingem até o interior dos veículos.

Logicamente que a água em abundância não é boa para a parte mecânica dos veículos, porém algumas medidas viáveis podem ser adotadas em casos como este. Uma delas é manter a calma e não tentar vencer as águas, já que não sabemos o quanto do motor foi atingido. É necessário ter paciência e aguardar que o nível fique baixo.

Se for para seguir em frente, a aceleração pode ser o principal fator para um prejuízo maior. O importante é que nãos e ultrapasse os 2.500 rpm de rotação para diminuir a variação do nível da água fazendo com que o respingar junto ao motor fique estável e possa evitar demais contaminações dos componentes eletroeletrônicos dos veículos.

Os carros com transmissão automática devem ser substituídos pela posição manual para que não possam correr o risco de aumentar a velocidade. As opções WINTER ou SNOW devem ser utilizados nestes casos para ajustar a tração. Pouca gente sabe, mas estes recursos são recomendados inclusive em casos de enchentes ou alagamentos pois auxiliam no controle de velocidade e rotação da parte mecânica. Evitar o uso do ar condicionado, se possível não utilizar. Quantos menos equipamentos em funcionamento, melhor, para reduzir certos riscos como o de calço hidráulico.

Caso o veículo já tenha passado por enchentes ou alagamentos de alta intensidade, o check up deve ser feito no mínimo, a cada seis meses. É extremamente recomendado ficar de olho principalmente no sistema de injeção, que pode causar eventuais transtornos inesperadamente. No demais, a paciência sempre será bem vinda em uma situação constrangedora como essa e toda cautela pode prevenir para que os resultados não sejam tão devastadores assim.

Fonte: Carro Bonito

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *