Contarato pede legislação de trânsito mais rigorosa
O senador Fabiano Contarato (PT-ES) destacou os 28 anos do CTB e cobrou uma legislação mais rigorosa para aqueles que cometem crimes no trânsito..

Ao discursar no Plenário na última terça-feira (23), o senador Fabiano Contarato (PT-ES) destacou os 28 anos do Código de Trânsito Brasileiro e, além disso, cobrou uma legislação mais rigorosa para aqueles que cometem crimes no trânsito. Conforme o senador, as ocorrências de trânsito trazem grande impacto sobre a economia, na Previdência e no biopsicológico das famílias.
“Quanto vale uma vida humana? Quanto vale uma função locomotora? Quanto vale uma deformidade permanente? A conta quem está pagando são todas as famílias no país”, registrou.
O senador defendeu o projeto que torna inafiançável o homicídio praticado por motorista em estado de embriaguez (PL 5.490/2023), do senador Carlos Viana (Podemos-MG), que já teve aprovação no Senado e agora está na Câmara dos Deputados.
Também pediu mais fiscalização nas vias públicas e mais campanhas de educação nas escolas.
Outra medida cobrada por Contarato foi o ressarcimento ao SUS por parte do motorista que deixa uma vítima internada em um hospital. De acordo com o senador, que atuou por uma década como delegado de trânsito, é preciso proteger o “principal bem jurídico”, que é a vida humana.
O senador também celebrou o Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito, comemorado anualmente em 23 de setembro. Ele disse ter “um carinho muito grande” pelos agentes de trânsito, pois são eles que estão lá no sistema viário”, fazendo, muitas vezes, “a função que a polícia não faz”.
As informações são da Agência Senado
