Notícias

Notícias

CRLV 2022: veja como ter acesso ao documento digital ou impresso 

CRLV 2022: veja como ter acesso ao documento digital ou impresso
Foto: Arquivo Portal do Trânsito

O CRLV 2022 só será liberado após o proprietário quitar todos os débitos referentes ao veículo como licenciamento, IPVA e Seguro Obrigatório.

Final de ano chegando e muitos proprietários ficam com dúvidas sobre taxas a serem pagas em relação ao veículo. Dentre elas estão o IPVA, o DPVAT e o licenciamento.

De acordo com informações publicadas recentemente no Portal do Trânsito, o IPVA 2022 estará mais caro no próximo ano. Por outro lado, o DPVAT não deve ser cobrado no ano que vem, assim como em 2021.

As taxas de licenciamento também compõe os débitos que os proprietários de veículos devem pagar anualmente. O valor pode variar de estado para estado, assim como as datas de vencimento. Por esse motivo, é preciso estar atento ao calendário divulgado pelo Detran do estado de registro do veículo.

CRLV 2022

O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) 2022 só será liberado após o proprietário quitar todos os débitos referentes ao veículo como licenciamento, multas, IPVA e Seguro Obrigatório.

É neste documento que irão constar, além das características do veículo, informações sobre o pagamento do IPVA, do Seguro Obrigatório (DPVAT) e ano em exercício.

A versão digital do CRLV 2022 trará todas as informações e terá a mesma validade jurídica do documento físico. Anteriormente os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) emitiam este documento, agora ele pode ser baixado ou impresso pelo proprietário do veículo.

Internet

Diferente do que muitos pensam, não é necessária a conexão com a internet no momento da abordagem. “Mesmo que o proprietário esteja sem acesso à internet, o documento pode ser acessado. Ao passo que o aplicativo gera um arquivo PDF com uma assinatura digital, o que garante a autenticidade do documento”, diz Eliane Pietsak, especialista em trânsito.

Passo a passo

1. Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play.

2. Efetue o cadastro inserindo o CPF.

 

 

 

 

 

3. Após realizado o cadastro, você deve escolher o documento digital para incluir. Clique na opção CRLV Digital.

 

 

 

 

4. Em seguida, digite o número do Renavam.

 

 

 

 

5. Na sequência, você deverá digitar o código de segurança do CRV. E depois, clicar em OK.

 

 

 

 

Não conseguiu encontrar o Código de Segurança? Clique aqui.

6. Por fim, após o preenchimento dos campos, clique no botão “INCLUIR”.

 

 

 

 

Pronto! Agora você já pode acessar o documento através do smartphone.

Como imprimir o CRLV 2022

Agora, se você prefere imprimir o documento para tê-lo em mãos, o procedimento é simples. Pois, ele pode ser feito pelo Portal de Serviços da Senatran.

O cidadão deve acessar a conta com o cadastro gov.br. Da mesma forma, com os dados do cadastro feito em banco conveniados.

 

 

 

 

1. Após entrar com os dados da sua conta, você deverá clicar em meus veículos.

 

 

 

 

2. Nessa etapa, aparecerão os veículos de sua propriedade. Por fim, você deverá clicar no qual quer imprimir o documento.

 

 

 

 

3. Na sequência, basta clicar na palavra CRLV Digital (conforme imagem ao lado). Automaticamente será baixada a versão em PDF do CRLV 2022 que é possível imprimir em casa.

 

 

 

 

Ainda assim, mesmo com essas dicas, o proprietário do veículo tiver problemas para baixar, acessar ou de cadastro poderá entrar em contato com a Serpro, responsável pelos documentos digitais. Através do e-mail: [email protected] ou telefone: 0800-728 2324


Artigos Recomendados Para Você

5 Comentários

  1. Eraldo Pereira da Silva

    boa noite meu nome e Eraldo paguei o documento do veiculo no dia 31 12 e até agora nao atualizou no app digital aparece documento nao esta disponivel

    1. Mariana Czerwonka

      Eraldo

      Você quitou todos os débitos do veículo? Já verificou com o Detran de seu estado?

      Equipe Portal

  2. Marcos

    Esse é o atual serviço pago que não se recebe.
    Detran RS ainda não conseguiu disponibilizar o CRLV 2022.
    Deve ser um sistema da idade da pedra.
    Mas, o recebimento dos impostos sai na hora da conta para o estado.
    Reclamei já ao Detran, resposta: tem que esperar.

  3. ANTONIO DELGADO

    Tudo pago ano 2022 e crv não atualizou

  4. daniel oliveira

    Tenho um veículo que não paga mais o IPVA e neste momento não há multas, porque que não se renova o documento digital?

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Politica de Privacidade.

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']