Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran/RJ passa a oferecer serviços e consultas pelo site


Por Assessoria de Imprensa Publicado 13/09/2021 às 18h01 Atualizado 08/11/2022 às 21h23
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Posto Digital Detran/RJ permite ao usuário se conectar ao sistema do Detran usando login e senha para realizar serviços e obter documentos.

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran/RJ) lançou, na semana passada, o Posto Digital Detran/RJ, um serviço que permite ao usuário se conectar ao sistema do Detran usando login e senha para realizar serviços e obter documentos. Conforme o órgão, o lançamento faz parte de mais uma etapa de seu processo de transformação digital.

Segundo o órgão, a princípio, será possível consultar dados do veículo e da carteira de habilitação, verificar quantos pontos recebeu com multas de trânsito. Além disso, fazer emissão online da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e) – documento necessário para a venda de veículos que já tenham o Certificado de Registro de Veículo (CRV) digital.

Veja os serviços que estarão disponíveis através do Posto Digital Detran/RJ: 

– Verificar se o IPVA e as taxas de seu veículo estão quitados ou em débito;
– Baixar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital (CRLVe), como chama-se o documento obtido no licenciamento anual do veículo. Desde 2019, o CRLV digital substitui o documento impresso em papel moeda (verde). É possível baixar em PDF e apresentar em todo o território nacional, ou impresso pelo próprio usuário em papel A4. Atualmente, está disponível ainda pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito;
– Saber se o licenciamento anual do seu veículo está atualizado e, além disso, receber pelo sistema uma notificação de vencimento do prazo de renovação do documento até 30 dias antes da data;

– Emitir o ATPV-e, documento de intenção de venda, nos casos de veículos com CRV digital.

– Na área de habilitação, poderá consultar o número de registro, a categoria e a data de validade de sua CNH. Além disso, o usuário também receberá notificações 90, 60 e 30 dias antes da data de vencimento, o que vai permitir que ele se programe para a renovação;
– Em relação às infrações de trânsito, poderá consultar quantos pontos recebeu nos últimos 12 meses e que podem ser usados para a suspensão da CNH, assim como o número de pontos dos últimos cinco anos. No Posto Digital, há ainda um quadro específico para as infrações mandatórias – como são chamadas as que, pela sua gravidade, são punidas com a suspensão da carteira, independentemente da soma de pontos do condutor.
“A transformação digital é uma das marcas da nossa gestão no Detran. Desde o ano passado, é possível obter o documento de licenciamento anual e fazer uma série de serviços. Nesse sentido, agora, estamos lançando o Posto Digital, para permitir que o usuário tenha acesso a serviços e consultas que só são possíveis com o uso de login e senha. E não vamos parar. Em breve, anunciaremos outras novidades”, disse o presidente do Detran, Adolfo Konder.

ATPV-e 

Com o Posto Digital, portanto, o Detran consegue reduzir a burocracia na compra ou venda de um veículo. Até agora, para a emissão da ATPV-e era necessário agendar o serviço em um posto do Detran. Além disso, pegar o documento preenchido com os nomes do comprador e do vendedor do carro e levá-lo ao cartório para registrar firmas. Depois, o comprador precisava agendar a transferência de propriedade e ir ao Detran fazer a vistoria do veículo.
A disponibilização do serviço no Posto Digital elimina a necessidade da primeira ida ao Detran. Ou seja, na área logada, o dono do veículo poderá preencher online seus dados e os dados do comprador e obter a ATPV-e ali, podendo imprimi-lo em casa, em uma folha A4, para levá-lo direto ao cartório.
É importante lembrar que os proprietários que ainda têm o CRV em papel moeda (verde) continuam podendo ir diretamente com ele ao cartório, como antes. Nesses casos, não estará disponível para o usuário, no Posto Digital, a possibilidade de emitir a ATPV-e.

Informações sobre o acesso ao Posto Digital Detran.RJ 

O primeiro passo para acessar o Posto Digital Detran/RJ é  entrar no site do Detran (detran.rj.gov.br). O usuário precisará cadastrar-se no portal gov.br, do governo federal, onde já está inscrito quem obteve acesso ao aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Em outras palavras, quem tem a acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital e ao Certificado de Registro e Licenciamento digital (CRLVe) de seu veículo.
No Posto Digital, o usuário vai entrar com os mesmos login e senha usados no sistema gov.br, e, depois, escolher o serviço desejado. Nesse sentido, quem ainda não tem cadastro, ao tentar acessar verá a opção “Crie sua conta gov.br”. O cadastro é gratuito, online, e poderá ser feito em poucos passos, de forma intuitiva.
No site do Detran (www.detran.rj.gov.br), há um banner no alto da página inicial com a inscrição “Acesse aqui o Posto Digital Detran/RJ para consultas e serviços”. Assim é possível facilitar a busca dos usuários aos serviços e consultas disponíveis. O usuário também encontrará as palavras Posto Digital no menu principal do site.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Detran/RJ

Receba as mais lidas da semana por e-mail

10 comentários

  • Walter Escaleira Junior
    06/03/2023 às 14:52

    Como saber se minha habilitação chegou ao posto do Detran ?

    • Mariana Czerwonka
      06/03/2023 às 18:10

      Walter

      Você deve entrar em contato com o Detran onde está registrada a sua CNH. Eles devem te orientar.

      Equipe Portal

      • Ana Lúcia da Silva
        21/02/2024 às 17:17

        Quero saber se minha identidade já estar pronta

    • Lucilea do nascimento Martins Ribeiro
      06/08/2023 às 18:41
  • Valdineia de Almeida Thompson
    21/03/2023 às 15:32

    Como saber se meu RG está pronta?

  • mairia dolores vicente dos santos
    29/06/2023 às 17:57

    eupeço por gentileza porque eu paguei no dia 15|05|2023 o baixa de financiamento de veiculo foi pago ,no Bradesco mais nao esta constando no saite do detra ,mias ja foi pago .eu so preciso que coloca la no cistema pra eu porder fazer esa troca do nome.ja foi pago.

  • Mario José T Souza
    09/08/2023 às 09:11

    Tenho 1 veículo, um jeep compass, mas consta na minha carteira digital 3 veículos sendo que os demais veículos
    me foram roubados sendo feita toda tramitação legal e mesmo assim os veiculos ainda constam como de minha
    propriedade.

  • Jéssica Pereira Padilha
    22/01/2024 às 16:00

    Boa tarde! Como faço para reconhecimento de paternidade? No caso o pai quer registrar a filha depois de 10 anos

  • Maria Thereza do Menino Jesus Caldas de Andrade Trevino
    02/02/2024 às 07:32

    Estou tentando marcar minha perícia médica faz 3 dias sem sucesso. Ligo inúmeras vezes por dia para o Detran desde às 6h da manhã até às 21h da noite e sempre obtenho a mesma resposta: Ainda não abriram vagas para perícia médica.
    Sou idosa, viuva e moro só.
    Estou com artrose, logo com problemas de locomoção, dai a necessidade de pericia médica com urgência.
    Moro em Teresópolis no interior e dependo do carro para me locomover. Minha habilitação já terminou em 30-01-2024 e vai caducar definitivamente no fim de fevereiro. Como fazer para marcar minha perícia médica no Detran-RJ Gávea o mais rapido possivel?
    Atenciosamente,

    • Mariana Czerwonka
      02/02/2024 às 10:21

      Maria Thereza

      A CNH não “caduca” definitivamente, você só não pode dirigir com ela vencida há mais de 30 dias. Tente contato com a Ouvidoria do Detran, talvez eles possam te orientar.

      Equipe Portal

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *