Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran/SP: exames teóricos para tirar a CNH serão feitos nos CFCs


Por Mariana Czerwonka Publicado 15/08/2020 às 18h41 Atualizado 08/11/2022 às 21h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Detran/SP publicou Portaria que autoriza a realização dos exames teóricos do curso de formação de condutores no CFC enquanto durar a pandemia.

Exames teóricos no CFCFoto: Pixabay.com

Foi publicada hoje a Portaria 162/20 do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) que autoriza os Centros de Formação de Condutores (CFCs) “A” e “AB” a realizarem o exame teórico do processo de habilitação, enquanto durar a situação de emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19.

A Portaria regulamenta também a aula teórica na modalidade remota, que já está acontecendo no Estado.

De acordo com a norma, o exame teórico monitorado será realizado através dos Centros de Formação de Condutores, mediante utilização de plataforma homologada pelo Denatran. A plataforma também deverá ser cadastrada pelo Detran-SP, nos termos da Resolução Contran 730/2018 e Portaria Detran-SP 148/2020. A identificação do candidato será realizada por biometria facial.

Ainda conforme a Portaria, os CFCs “A” e “AB” credenciados pelo Detran-SP que tiverem interesse em realizar o exame teórico em suas dependências deverá requerer a autorização diretamente à Gerência de Credenciamento para Habilitação, da Diretoria de Habilitação do Detran/SP.

A norma diz também que o candidato poderá realizar o exame teórico no CFC onde concluiu o curso teórico ou em unidade do Poupatempo.

Para o presidente do Sindicato das Autoescolas de São Paulo (Sindautoescola.SP) essa definição agilizará os processos que estão parados.

“Além de representar um novo serviço para o setor, é mais uma alternativa para destravar os processos de habilitação neste momento de pandemia” disse.

Como será o exame

A Escola Pública de Trânsito do Detran/SP irá disponibilizar o banco de questões para aplicação da prova teórica eletrônica monitorada. As provas serão geradas aleatoriamente apenas no momento em que o candidato é identificado.

O sistema irá gerenciar o tempo de prova e fará a correção automática da prova assim que o candidato finalizá-la. O aluno saberá o resultado na hora.

A Portaria não define data para o início desse novo modelo de aplicação de prova. Segundo o Sindautoescola.SP, o Detran/SP já repassou às empresas cadastradas todo o material necessário para a integração do ambiente de aplicação dos exames teóricos monitorados com o sistema e-CNHsp.

Ainda conforme o Sindicato, o agendamento dos exames deve estar disponível nos próximos dias.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *