06 de dezembro de 2025

Deputado quer sustar consulta pública da Senatran sobre mudanças na CNH

Se aprovado, o projeto suspenderia imediatamente os efeitos da consulta pública.


Por Mariana Czerwonka Publicado 08/10/2025 às 08h15
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CNH sem autoescola: consulta pública Senatran
Deputado apresenta PDL para sustar consulta pública da Senatran sobre mudança na formação de condutores. Foto: Felix Carneiro/Governo do Tocantins

O deputado Coronel Meira (PL/PE) apresentou, ontem (7/10), o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 800/2025, que pretende sustar os efeitos da consulta pública aberta pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) que traz mudanças na CNH. A proposta da Secretaria trata da minuta de resolução que altera o processo de aprendizagem, habilitação e expedição de documentos de condutores, abrangendo desde as aulas teóricas e práticas até a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

A iniciativa legislativa reacende um debate que vinha mobilizando todo o setor de trânsito desde o início de outubro: as consequências das mudanças propostas para a segurança viária e para a qualidade da formação dos futuros condutores brasileiros.

Ausência de análise técnica motiva o PDL

Na justificativa do projeto, o deputado afirma que o ato da Senatran é nulo por vício de legalidade, já que a consulta pública foi instaurada sem a prévia Análise de Impacto Regulatório (AIR) — instrumento previsto no Decreto nº 10.411/2020, que determina a realização de estudos técnicos antes da proposição de normas com efeitos sociais e econômicos relevantes.

“A AIR não é uma mera formalidade burocrática, mas uma condição de validade para atos dessa natureza”, diz o texto. “Ao iniciar uma consulta pública sem o devido estudo de impacto, a Senatran pratica um ato sem motivação adequada, submetendo à sociedade um debate cujos efeitos sobre a segurança no trânsito, sobre a economia do setor e sobre a vida dos cidadãos são completamente desconhecidos.”

De acordo com o parlamentar, o processo que a Senatran conduz, ainda que sob a justificativa de transparência e participação social, acabou invertendo etapas fundamentais de um processo regulatório responsável. Ao invés de apresentar uma proposta com base em dados e evidências, a abertura da minuta ao público ocorreu sem diagnóstico prévio dos impactos que poderia gerar.

Formação de condutores: o elo entre regulamentação e segurança viária

A discussão sobre o processo de habilitação no Brasil vai muito além de questões administrativas. Ela toca diretamente na segurança viária, uma das maiores preocupações nacionais diante do alto número de mortes e feridos no trânsito.

Alterar o modelo de formação de condutores — reduzindo etapas, flexibilizando exigências ou alterando parâmetros pedagógicos — impacta diretamente a qualidade dos motoristas que chegam às ruas.

O especialista em trânsito Celso Mariano lembra que qualquer mudança no sistema de habilitação precisa partir de uma visão sistêmica da segurança no trânsito.

“O processo de formação de condutores é o alicerce da segurança viária. Se ele for enfraquecido por decisões apressadas ou sem base técnica, o resultado é previsível: mais acidentes, mais vítimas e menos confiança nas políticas públicas”, explica Mariano.

O papel do Congresso e a crítica à Senatran

O PDL 800/2025 argumenta que a Senatran exorbitou seu poder regulamentar, iniciando um processo de consulta sem os estudos técnicos que deveriam precedê-lo. A justificativa cita precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Eles reforçam a necessidade de fundamentação técnica para a validade de atos administrativos complexos.

Conforme Coronel Meira, a omissão configura violação aos princípios da legalidade, eficiência e motivação previstos no artigo 37 da Constituição Federal.

“Cabe ao Congresso Nacional, em seu papel de guardião da legalidade, corrigir o rumo e restaurar o devido processo regulatório”, afirma o parlamentar.

Caso haja a aprovação do PDL, a consulta pública será suspensa. Além disso, a Senatran só poderá retomá-la após realizar a Análise de Impacto Regulatório e apresentar os estudos técnicos que subsidiem eventuais mudanças.

Debate em aberto: modernização ou risco à segurança?

Embora a Senatran argumente que a intenção é modernizar e simplificar o processo de formação de condutores, as entidades que representam autoescolas, instrutores e profissionais do trânsito alertam que a pressa pode trazer efeitos indesejados sobre a segurança nas vias.

Especialistas apontam que um processo de habilitação mais enxuto pode reduzir custos. No entanto, pode também diminuir o tempo e a qualidade da preparação prática e teórica, comprometendo a formação ética e comportamental dos novos condutores.

O tema, portanto, coloca em lados opostos dois valores igualmente importantes: a modernização administrativa e a proteção da vida no trânsito.

Próximos passos

O PDL 800/2025 seguirá agora para análise nas comissões temáticas da Câmara dos Deputados. Caso aprovado, por exemplo, o projeto suspenderá os efeitos da consulta pública da Senatran até que as exigências legais de fundamentação técnica sejam cumpridas.

Enquanto isso, o debate deve continuar mobilizando especialistas, entidades e a sociedade civil, em torno de uma questão central: como modernizar a formação de condutores sem comprometer a segurança nas ruas.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

11 comentários

  • Aparecida maia da silva
    08/10/2025 às 08:36

    Eu sou instrutora de trânsito as 15 anos eu concordo que tem q modernizar diminuir a obrigatoriedade do número de aulas práticas conforme a necessidade do aluno mas essas aulas tem q ser feitas na auto escola isso já reduziria bastante o valor da cnh

  • Adriana Alves de Oliveira
    08/10/2025 às 08:45

    Bom dia!
    Imagine não ter Auto Escolas para formação de condutores, quantas vidas o trânsito vai ceifar pois e necessário aprender normas e diretrizes para dirigir, espero que o governo repense esse projeto.

  • sylvio
    08/10/2025 às 10:19

    Ao meu ver será retrocesso a não obrigatoriedade formação de condutores em Autoescolas, Relato do ministro Renan que vai reduzir valor para cidadão Brasileiro se Habilitar, é verdade sim mais candidato não irá fazer 20 aulas práticas desta forma qualquer Autoescola irá baixa seus valores cobrado .

  • Luciana de Oliveira Chiorato
    08/10/2025 às 11:18

    Existem devisoes que podem se configurar como abusos de poder, impactando o rumo de uma sociedade muitas vezes lá na frente irreversível.

  • FÁBIO LEMES CARDOSO
    08/10/2025 às 12:22

    Já que o governo se preoucupa tanto com os custos da habilitação ele que subsudie valores.

  • José Carmo
    08/10/2025 às 12:33

    Esse deputado ou é dono de auto escola ou tem parentes nesse ramo de CNH, acredito que deve perder a eleição do ano que vem. Trabalha em interesse particular e não pelo interesse das pessoas que não tem recursos.

  • Clayton Antônio rodrigues silva
    08/10/2025 às 13:02

    É isso aí primeiro e pensar na vida e não na carnificina!

  • Wanderson lima
    08/10/2025 às 15:20

    Porque não investir e dar continuidade na CNH custeada pelo estado se a preocupação são os menos favorecidos, tirar da auto escola e colocar na mão dos instrutores autônomos, não barateará em nada a habilitação, ou estes instrutores ministrarão as aulas gratuitamente.

  • PEDRO MIELLI MONTEIRO JUNIOR
    08/10/2025 às 15:47

    O tema é complexo, mas simples de entender, a violência no trânsito pode não diminuir com as aulas na auto escola, mas sem ela pode piorar, haja visto um país que se quer tem investimento em educação,para o trânsito então piorou. A auto escola CFC A teórico e o prático podem levar ao conhecimento para o aluno de todas a regras, porém a decisão de respeitar sim ou não é outra coisa, é do condutor, é do pedestre além do que a segurança do trânsito depende ainda sim claro do comportamento humano, das condições de segura das vias e também das condições de segurança do veículo. Cadê um estudo do governo federal que aponta isso…governo federal não tem dados de quase NADA, essa é a mais pura verdade. Cadê um levantamento de estado por estado desse país, quantos tiveram a CNH suspensa ? Quantos tiveram a CNH cassada? Será que todos que estão ameaçando a segurança no trânsito, todos fizeram curso de reciclagem…está previsto em Lei . Ou seja, temos muito trabalho pela frente…acreditem que temos uma Lei federal vigente há mais de 27 anos e ainda tem estado que não aplica a penalidade de suspensão do direito de dirigir.

    Junior Barueri SP.

  • Edivaldo de Oliveira
    08/10/2025 às 16:18

    Na verdade o preço não vai mudar em nada até porque os estados não vai abaixar as taxas Detran que e receita, provavelmente as aulas particulares dos instrutores autônomo ser em torno de 150 a 200 reais,o trânsito já está difícil imagina sem ensinamentos dos profissionais(OBS quantas morte trânsito vai ocorrer pais ou amigos ensinando lamentável isso

  • Dheysson pinheiro
    09/10/2025 às 09:18

    tem que ser mais simples !!! tomara que acabe com a obrigatoriedade mesmo !! esse negocio de pagar 5 mil reais em uma habilitação é ridículo, esdruxulo, e ultrapassado, olha nosso pais a quantidade de gente pobre que ganha apenas um salario mínimo por mês, e não ter condições de fazer um documento por que é simplesmente um absurdo de caro, só reclama desse projeto quem lucra com isso ou quem tem dinheiro de sobra pra pagar todo esse dinheiro em uma habilitação. quem precisa e não tem condições está comemorando com essa possibilidade.

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