06 de dezembro de 2025

Detrans recebem detalhes sobre alterações na CNH, reforçam compromisso com a segurança e prometem avaliação técnica

A Associação Nacional dos Detrans (AND) reafirmou, após reunião com o Governo Federal, o compromisso dos Detrans com a melhoria das condições de acesso à CNH e com a segurança viária


Por Mariana Czerwonka Publicado 15/08/2025 às 08h15
Ouvir: 00:00
reunião AND alterações CNH
A reunião aconteceu em Brasília. Foto: Divulgação Redes Sociais

A Associação Nacional dos Detrans (AND) reafirmou, em nota oficial enviada ao Portal do Trânsito após reunião com o Governo Federal, o compromisso dos Departamentos Estaduais de Trânsito com a melhoria das condições de acesso à CNH e com a segurança viária, em resposta às mudanças recentemente anunciadas pelo Ministério dos Transportes.

Representantes e presidentes de Detrans de diversos estados estiveram na sede da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) para conhecer detalhadamente as propostas divulgadas à imprensa. Durante o encontro, os Detrans apresentaram questionamentos técnicos e operacionais e solicitaram esclarecimentos sobre os impactos das alterações previstas para o processo de habilitação.

A SENATRAN se comprometeu a enviar, no prazo de 15 dias, a proposta completa antes da realização da consulta pública. Após o recebimento do conteúdo integral, os Detrans avaliarão tecnicamente as mudanças e definirão o posicionamento da entidade.

A ação demonstra o esforço conjunto dos Departamentos Estaduais de Trânsito para equilibrar a modernização e desburocratização do processo de habilitação com a manutenção de padrões de segurança e qualidade na formação de condutores.

Entenda

O Ministério dos Transportes anunciou recentemente uma proposta que visa tornar facultativa a frequência nos cursos oferecidos pelas autoescolas para obtenção da CNH. A medida gerou preocupação de entidades do setor, como a Feneauto, a ABRAUTO e a própria AND. E, também, de especialistas em trânsito, que apontam risco à segurança viária e enxergam um possível retrocesso na formação de condutores.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *