05 de dezembro de 2025

No Paraná, condutores podem rebaixar categoria sem necessidade de renovação da CNH

A iniciativa beneficia os habilitados para conduzir veículos de maior porte, como caminhões e ônibus, mas que não o fazem.


Por Agência de Notícias Publicado 30/10/2024 às 18h00
Ouvir: 00:00
rebaixamento de categoria
A iniciativa beneficia os habilitados para conduzir veículos de maior porte, como caminhões e ônibus, mas que não o fazem. Foto: Celepar

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) passou a oferecer mais uma facilidade para os motoristas. Uma solução desenvolvida pela Celepar permite que os habilitados nas categorias C, D ou E façam o rebaixamento para B ou AB sem a necessidade de realizar uma renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). E, consequentemente, um novo exame médico.

A iniciativa beneficia os habilitados para conduzir veículos de maior porte, como caminhões e ônibus, mas que não o fazem. Caso não providenciem o rebaixamento, eles continuam obrigados a realizar um exame toxicológico a cada dois anos e meio. E, se não cumprirem a exigência, estão sujeitos às penalidades previstas em lei, que incluem multa de R$ 1.467,35.

Agora, é possível o rebaixamento da CNH de categoria mantendo a mesma foto e data de vencimento da carteira.

A analista de sistemas da Celepar Luciane Suzuki disse que um dos principais desafios enfrentados na implementação do novo sistema foi a verificação da aceitação da nova CNH pela base nacional. Ela é gerida pelo Serviço Nacional de Processamento de Dados (Serpro) e integrada com todos os Detrans do país. “A equipe responsável precisou garantir que seria possível emitir uma CNH com uma categoria rebaixada sem a necessidade de um novo exame médico”.

“O processo se torna muito mais simples para o cidadão, que não vai precisar se dirigir até uma clínica para realizar um novo exame para renovação”, explica o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado.

Na prática

Conforme o órgão, os motoristas interessados no rebaixamento podem solicitar o serviço tanto pela internet quanto presencialmente. No portal do Detran-PR ou pelo aplicativo Detran Inteligente, o processo envolve a solicitação do rebaixamento e o pagamento da taxa pela emissão de uma nova cédula (R$ 90,10), que contenha apenas as categorias B ou AB,  em uma das agências dos bancos credenciados. Para quem optar pelo atendimento presencial, é necessário agendar um horário em uma unidade do Detran, também por meio do portal do órgão. Além disso, levar um documento oficial com foto e CPF e pagar a taxa.

Após a solicitação, a nova CNH será entregue no endereço cadastrado no Detran-PR em até 10 dias úteis.

As informações são da Agência Estadual de Notícias

Agência de Notícias

Conteúdo enviado por Agências de Notícias especializadas que distribuem gratuitamente material específico aos grandes sites.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *