13 de dezembro de 2025

CNH para moto: exames práticos no Paraná não terão mais rampa como obstáculo

Mudança busca padronizar os ambientes de avaliação e reduzir riscos de incidentes, em conformidade com a Resolução Contran nº 789/2020.


Por Agência de Notícias Publicado 30/10/2025 às 13h30
Ouvir: 00:00
CNH para moto
CNH para moto: exames práticos no Paraná não terão mais rampa como obstáculo. Foto: Giuliano Gomes/Detran-PR

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) determinou a retirada da rampa como obstáculo nas pistas de exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A, destinada a condutores de motocicletas.

A medida foi oficializada pela Portaria nº 835/2025, publicada no dia 8 de outubro, e está alinhada à Resolução Contran nº 789/2020, que define as normas para avaliação prática de candidatos à habilitação. O documento concede prazo de 90 dias para que todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do Estado adequem seus trajetos de prova, eliminando o uso do obstáculo tipo rampa.

Atualização técnica e foco na segurança

De acordo com o presidente do Detran-PR, Santin Roveda, a atualização tem como objetivo padronizar e modernizar os ambientes de exame, além de reduzir potenciais riscos aos candidatos.

“Essa adequação está alinhada às melhores práticas nacionais e internacionais, e harmoniza o Paraná com diretrizes já adotadas em outras unidades da federação e por instituições de referência global. Embora tenham prazo, praticamente todas as unidades do Detran-PR já estão atuando de acordo com a nova portaria”, afirmou Roveda.

Conforme o chefe do Departamento Executivo de Habilitação do Detran-PR, Larson Orlando, a retirada da rampa não prejudica a avaliação das habilidades exigidas dos candidatos.

“As análises técnicas apontam que os outros obstáculos da pista são suficientes para avaliar a capacidade de pilotagem. As manobras de partida em subida e descida podem continuar sendo treinadas e observadas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), em ambiente controlado e seguro”, destacou.

Avaliação prática sem a rampa

Com a mudança, o Detran-PR busca garantir mais segurança e tranquilidade durante o exame, sem comprometer o rigor da avaliação. A retirada do obstáculo também reflete a necessidade de atualização dos padrões operacionais e de infraestrutura das pistas de prova, conforme indicado por análises técnicas realizadas pelo órgão.

Somente em setembro deste ano, o Detran-PR registrou 12.229 exames práticos de moto realizados em todo o Estado. A escala demonstra o impacto e a relevância da medida para milhares de candidatos que buscam a habilitação na categoria A.

Candidatos aprovam a mudança

A estudante de Engenharia de Software Giovana Vincensi foi uma das candidatas avaliadas recentemente na 1ª Ciretran de Curitiba e aprovou a novidade.

“Já vi gente cair da moto nesse momento da prova, então acho que foi uma decisão importante, pensando no bem dos alunos”, afirmou.

De acordo com o garçom Fernando Dimas Freitas dos Santos, que pretende ingressar na carreira policial, a ausência da rampa contribuiu para reduzir a ansiedade.

“Sabendo que não teria o obstáculo da rampa eu fui mais seguro. Mesmo sendo fácil de transpor, você fica mais tranquilo. Tem pessoas que são mais nervosas, então elas vão poder ficar mais tranquilas para o exame”, relatou.

Padronização e modernização dos exames

O Detran-PR reforça que a atualização não representa flexibilização das exigências, mas sim uma adequação técnica que acompanha a evolução das práticas de avaliação adotadas em outros estados brasileiros.

A retirada da rampa das pistas de prova para motociclistas reforça o compromisso do órgão com a segurança dos candidatos, a qualidade do processo de formação e a modernização da estrutura de exames, em sintonia com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

As informações são da Agência Estadual de Notícias

Agência de Notícias

Conteúdo enviado por Agências de Notícias especializadas que distribuem gratuitamente material específico aos grandes sites.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *