06 de dezembro de 2025

Paraná anuncia redução histórica no IPVA: alíquota será a menor do Brasil a partir de 2026

A expectativa do governo é de que a redução do IPVA em 2026 alivie os custos dos motoristas, ao mesmo tempo em que contribua para a movimentação da economia estadual.


Por Mariana Czerwonka Publicado 20/08/2025 às 10h06
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alíquota IPVA
Com redução de 45%, Paraná terá menor alíquota de IPVA do Brasil em 2026. Foto: Gabriel Rosa/AEN

O Paraná terá, a partir de 2026, o menor Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do Brasil. O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou, nesta quarta-feira (20), a redução da alíquota de 3,5% para 1,9% sobre o valor venal dos veículos – uma queda de 45%.

Segundo o governo estadual, a medida vai beneficiar 3,4 milhões de proprietários em todo o Paraná, o que representa cerca de 83% da frota tributada. O projeto de lei será encaminhado em breve para a Assembleia Legislativa.

Quanto o motorista vai pagar a menos

A mudança no cálculo terá impacto direto no bolso do contribuinte. Hoje, um automóvel avaliado em R$ 50 mil paga R$ 1.750 de IPVA. Em 2026, o valor cairá para R$ 950. A redução também se aplica a diferentes faixas de preço:

  • R$ 35 mil – de R$ 1.225 para R$ 665
  • R$ 40 mil – de R$ 1.400 para R$ 760
  • R$ 45 mil – de R$ 1.575 para R$ 855
  • R$ 60 mil – de R$ 2.100 para R$ 1.140
  • R$ 100 mil – de R$ 3.500 para R$ 1.900

De acordo com a Receita Estadual, mais de 68% dos veículos paranaenses estão dentro dessa faixa de até R$ 50 mil, onde o impacto será mais significativo.

Quem será beneficiado

Entre os veículos contemplados estão automóveis, motocicletas acima de 170 cilindradas, caminhonetes, camionetas, ciclomotores, motonetas, utilitários, motorhomes, triciclos, quadriciclos e caminhões-tratores.

Só os automóveis representam 2,5 milhões de unidades que terão o IPVA reduzido. Na sequência aparecem as motocicletas (268,7 mil), caminhonetes (244,7 mil) e camionetas (225,1 mil).

Governo destaca impacto econômico

“Com o menor IPVA do Brasil, o paranaense vai ter mais dinheiro para fazer compras, viajar de férias com a família e investir. É dinheiro no bolso que impulsiona o consumo e movimenta a economia como um todo”, afirmou o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara.

O governador Ratinho Junior também destacou que a redução é resultado do equilíbrio fiscal e do corte de gastos públicos.

“É uma redução de 45%, deixando a alíquota do Paraná como a menor do Brasil. Uma medida que vai beneficiar todos os paranaenses”, declarou.

Ajustes para manter equilíbrio fiscal

Para compensar a queda na arrecadação, o governo anunciou mudanças no IPVA 2026. A multa por atraso no pagamento passará de 10% para 20%. Após 30 dias, continuam valendo os juros de mora de 0,33% ao dia, acrescidos da taxa Selic.

Outra medida esperada é o aumento da repatriação de veículos emplacados em outros estados, especialmente em Santa Catarina, onde a alíquota é de 2%. A expectativa é que parte dessa frota volte a ser registrada no Paraná.

Quem não terá mudança

A alíquota reduzida não se aplica a veículos que já possuem tratamento diferenciado. Seguem com tributação de 1% os ônibus, caminhões, veículos de aluguel, utilitários de carga e movidos a gás natural veicular (GNV).

Segunda grande mudança no IPVA

Essa é a segunda grande alteração feita pelo governo paranaense no imposto. Em 2023, houve a concessão da isenção para motocicletas de até 170 cilindradas, beneficiando mais de 732 mil proprietários – entre eles, motoboys e entregadores.

Impacto direto no bolso

A expectativa do governo é de que a redução do IPVA em 2026 alivie os custos dos motoristas, ao mesmo tempo em que contribua para a movimentação da economia estadual.

Com a mudança, o Paraná se posiciona como referência nacional em tributação veicular, marcando uma das maiores reduções já registradas no país.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

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