09 de dezembro de 2025

Deputado propõe que previsão de ciclovias seja obrigatória em todos os projetos da malha viária urbana


Por Mariana Czerwonka Publicado 15/01/2021 às 11h19 Atualizado 08/11/2022 às 21h36
Ouvir: 00:00

Segundo o PL o uso da bicicleta deve ser considerado uma modalidade de transporte regular, sendo obrigatória a previsão de um percentual de ciclovias em todos os projetos de malha viária urbana.

Ciclovias obrigatóriasFoto: Pixabay.com

Obrigar a previsão de um percentual de ciclovias em todos os projetos de modificação da malha viária urbana e tornar seu uso modalidade de transporte regular, esse é o tema do PL 5367/20 que está tramitando na Câmara dos Deputados.

De autoria do deputado Juninho do Pneu (DEM-RJ), o projeto cria a lei para incentivar o uso de meios de transportes urbanos sustentáveis.

Conforme o PL, o uso da bicicleta deve ser considerado uma modalidade de transporte regular, de caráter individual, sendo obrigatória a previsão de um percentual de ciclovias ou ciclofaixas quando do projeto e da execução de obras de construção, ampliação ou adequação de vias urbanas.

Para o deputado, a adoção dessas medidas é imprescindível.

“É cada vez mais considerável que o ser humano procure maneiras e formas de evitar a degradação do meio ambiente. Não apenas para preservar nosso planeta para as gerações futuras, mas para sua própria subsistência”, justifica.

Juninho do Pneu diz ainda que os problemas enfrentados no trânsito apenas demonstram o nível de preocupação a que estamos sujeitos atualmente. “A adoção de meios de transportes individuais de locomoção urbana é de suma importância. Não só para o sistema geral de transporte, como para a natureza, o meio ambiente, mas para os usuários em geral. A utilização de meios de transportes ativos, como é o caso da bicicleta, representa um enorme ganho para a sociedade como um todo”, argumenta.

Tramitação

O projeto de lei começou a tramitar recentemente e está aguardando despacho do presidente da Câmara dos Deputados.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *