Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Instituto aposta no bem-estar de caminhoneiros como forma de prevenção de acidentes


Por Assessoria de Imprensa Publicado 20/06/2021 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h27
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Os voluntários agem como anjos da guarda, por meio de aplicativo, enviando alertas de riscos de acidentes e roubos, oferecem orientações por telefone e até um botão de pânico.

Prevenção de acidentes com caminhoneirosFoto: Arquivo Tecnodata.

A profissão caminhoneiro é a sexta mais perigosa do mundo. Os dados são da Bureau of Labor Statistics, que calcula a taxa de mortalidade de um trabalho tomando como base o número de mortes por 100 mil trabalhadores em tempo integral. Diante desse índice preocupante, a Pamcary fundou o Instituto Cuidando do Futuro (ICF), uma entidade sem fins lucrativos que desperta nos caminhoneiros a consciência pelo zelo à própria vida, à segurança dos demais veículos e ao bem-estar da família.

O ICF atua na mudança de atitude, na construção de um comportamento consciente e de autocontrole do motorista, não por circunstâncias impostas externamente, mas por atitude própria.

Por meio de um aplicativo gratuito, o motorista passa a receber todas as informações necessárias para o seu bem-estar durante as viagens, incluindo alertas de riscos de acidentes e roubos, e um botão de pânico que o colocará diretamente em contato com a Torre de Operações da Pamcary. Dessa maneira, receberá toda a assistência necessária para prosseguir sua viagem com segurança.

“Os acidentes no transporte de cargas são fruto de um sistema de transportes que, na maioria das vezes, é orientado para prazos e custos cada vez menores, em que os motoristas acabam se tornando vítimas da própria adversidade”, explica Darcio Centoducato, diretor de gestão de riscos da Pamcary.

As principais ocorrências são devidas a tombamento e capotagem do caminhão decorrentes de velocidade incompatível com o traçado das curvas nas rodovias. Essa é uma situação que gera mortes ou sequelas irreversíveis na vida dos envolvidos.

“Os motoristas que aderirem ao programa serão reconhecidos como caminhoneiros socialmente responsáveis, podendo ter uma elevação em seu status no perfil de motoristas da empresa parceira Telerisco S.A. e permanecerem bem cotados para viagens”, conta Darcio.

Além disso, caminhoneiros que estiverem enfrentando maior risco de acidentes nas viagens receberão auxílio do Instituto Cuidando do Futuro, prestado pela Sala de Cultura de Segurança no Transporte e pelo Centro de Apoio ao Motorista em Risco, que darão atendimento remoto ao motorista.

Voluntários agem como ‘anjos da estrada’

Na Sala de Cultura, os caminhoneiros terão à disposição um tutor para conduzir esses encontros virtuais, onde em cada reunião será discutido um tópico sobre motivos de acidentes, com estudos de caso, causas identificadas e consequências. Para incentivar a interatividade, os participantes são estimulados a dizer como agiriam caso o sinistro ocorresse com eles e o que fariam para evitá-lo. Ao passo em que vão participando dessas reuniões, os motoristas acumulam pontos.

Por sua vez, o Centro de Apoio tem voluntários que agem como se fossem anjos da guarda dos caminhoneiros. Entram em contato com o motorista ao identificarem riscos quando o veículo entra em regiões com grande incidência de acidentes. Ao observarem que o motorista fez pausa para descansar, esses profissionais ligam e transmitem as orientações necessárias.

“Os caminhoneiros são os nossos heróis das estradas. Nessa época tão difícil de pandemia, são eles que garantem a chegada de tantas mercadorias até nós. Diferente dos heróis da nossa imaginação, que são imortais, esses nossos heróis precisam ser cuidados e a Pamcary, por intermédio do Instituto Cuidando do Futuro, está determinada em fazer a sua parte, ajudando-os a chegarem sãos e salvos em suas casas”, assinala Regina Miranda, presidente do ICF.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *