Curitiba aposta em tecnologia de ponta para proteger pedestres e reduzir atropelamentos
Sistema inédito de travessia inteligente e barras de LED nas calçadas reforçam o compromisso da capital paranaense com a mobilidade urbana segura e inclusiva.

Curitiba está dando um passo ousado rumo ao futuro da segurança no trânsito. A cidade acaba de inaugurar o primeiro sistema inteligente de travessia de pedestres da América Latina, uma inovação tecnológica que alia sustentabilidade, acessibilidade e prevenção de sinistros.
O lançamento aconteceu na última terça-feira (29/7), na Rua Petit Carneiro, no bairro Água Verde. O prefeito Eduardo Pimentel acompanhou o início do funcionamento do novo sistema e destacou que a tecnologia representa mais um avanço na meta municipal de alcançar “morte zero no trânsito”.
“A tecnologia mostra aos motoristas que há alguém atravessando a rua, por meio de sensores movidos a energia solar. É uma inovação que vai nos ajudar a salvar vidas, reduzindo os atropelamentos e aumentando a segurança para todos”, afirmou o prefeito.
Travessia que enxerga o pedestre
O novo sistema foi desenvolvido por uma empresa da Hungria, que escolheu Curitiba como cidade-piloto para testar a tecnologia — ainda em fase de implantação na Europa. O superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti, explica que a inovação funciona com sensores ópticos capazes de detectar pedestres automaticamente.
A partir da detecção, são acionadas luzes amarelas piscantes de alta intensidade, acompanhadas por um feixe de laser que projeta luz no chão, iluminando os pés dos pedestres. O objetivo é ampliar a percepção visual dos motoristas sobre a travessia, mesmo a distância.
“A faixa inteligente oferece mais segurança, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência visual. E, ao mesmo tempo, evita paradas desnecessárias de veículos, contribuindo para a fluidez do trânsito”, explica Pessuti.
Segundo o superintendente, a ideia é expandir o uso do sistema para locais com grande movimento de pedestres à noite, principalmente em áreas sem semáforos, onde os riscos de atropelamento são maiores.
Em 2024, houve o registro de 850 atropelamentos em Curitiba, número que a Prefeitura espera reduzir significativamente com o uso da nova tecnologia.
LED no chão: segurança e acessibilidade
Outra inovação em andamento na capital é a instalação de barras de LED sincronizadas com os semáforos, junto às faixas de pedestres. Desde março, 58 pontos estratégicos da cidade já receberam o equipamento, que custou mais de R$ 500 mil em investimentos.
As barras emitem luzes verdes ou vermelhas no piso, indicando com clareza o momento seguro para atravessar a rua. A tecnologia tem como foco principal a acessibilidade e a segurança dos pedestres, inclusive aqueles que circulam distraídos — por exemplo, usando o celular.
“O pedestre às vezes não olha para o semáforo, mas vê a luz no chão. Isso pode fazer a diferença entre a segurança e o risco”, afirma Pessuti.
A região central, especialmente os cruzamentos da Visconde de Guarapuava com Alferes Poli e da Conselheiro Laurindo com a XV de Novembro, foi uma das primeiras a receber a novidade.
Reforço à cultura de prevenção
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Ferreira Vianna, a iniciativa mostra o compromisso da gestão em priorizar vidas.
“A implantação das barras de LED é mais uma medida para melhorar a sinalização, garantir o bom fluxo do trânsito e, acima de tudo, proteger as pessoas”, afirmou.
A cidade também tem intensificado as ações voltadas à educação para a mobilidade urbana, aliando tecnologia e orientação aos pedestres, motoristas e ciclistas.
População aprova
A novidade tem sido bem recebida por quem vive o dia a dia nas ruas. O auxiliar de serviços gerais Lúcio de Oliveira, que trabalha no Teatro Guaíra, acredita que o sistema faz diferença, especialmente à noite. “Ficou bem legal. Ajuda bastante na hora de atravessar”, disse.
Já a curitibana Natália Cury, que costuma passar pela Avenida Visconde de Guarapuava com a filha pequena, também aprovou a iniciativa. “Tem nos ajudado sim. A luz chama a atenção, e a gente presta mais atenção no semáforo”.
Pontos estratégicos e próximos passos
As barras de LED estão sendo instaladas em locais de grande circulação, como shoppings, estádios e áreas centrais. O sistema de travessia inteligente ainda está em fase de testes, mas a intenção da Prefeitura é homologá-lo e ampliá-lo progressivamente.
Combinando tecnologia, acessibilidade e prevenção, Curitiba reforça sua posição de referência em políticas públicas de trânsito e reafirma o compromisso de tornar as ruas mais seguras para todos.
