Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade reuniu autoridades e especialistas em Gramado
AND consolida agenda nacional com três dias de debates, articulação e resultados no Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade.

Entre os dias 17 e 19 de novembro, Gramado (RS) sediou o Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade, promovido pela Associação Nacional dos DETRANs (AND) com apoio do DETRAN-RS, CETRAN- RS, Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana. O evento reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, além de especialistas em mobilidade, segurança viária e inovação tecnológica.
A programação incluiu painéis sobre o novo Marco Legal da Mobilidade Urbana (PL 3278/2021), implantação do RENAVE, formação de condutores, fraudes e clonagem de placas, LGPD nos DETRANs, reciclagem automotiva e economia circular, gestão de vias e tecnologias de segurança, eletromobilidade, além da apresentação de projetos inovadores como o Hackathon AND e Itaú e o Portal de Boas Práticas da ANTP.
“O Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade consolidou um marco no processo de integração entre os DETRANs e demais instituições que constroem a política de mobilidade no país. Em três dias, reunimos gestores estaduais, municipais, forças de segurança, entidades técnicas, setor privado e especialistas internacionais para discutir, de forma profunda e qualificada, desafios e soluções para o futuro do trânsito brasileiro. Esse encontro demonstrou, na prática, a força de uma agenda nacional construída de forma colaborativa e federativa,” afirma Givaldo Vieira, presidente da Associação Nacional dos Detrans.
O Congresso reuniu importantes palestrantes e painelistas e proporcionou uma troca intensa de boas práticas.
Estados e municípios apresentaram resultados concretos de gestão, como a experiência do Infosiga em São Paulo. Além disso, o avanço na reciclagem automotiva no Rio Grande do Sul, e modelos de governança que podem ser replicados por todo o país.
A diretora-geral do DETRAN-RS, Isabel Friski, destacou a importância da iniciativa.
“A troca de experiências e boas práticas registrada aqui contribui diretamente para políticas públicas que salvam vidas e transformam a mobilidade nas cidades”.
Entre os destaques dos debates estiveram representantes da Polícia Rodoviária Federal, Ministério das Cidades, prefeituras de Porto Alegre e Curitiba, Fenabrave, ACREFI, Abraciclo. Além de empresas como, Itaú, BYD e Eletra, conforme detalhado na programação oficial do evento. “ É esse ambiente, de aprendizado, de diálogo aberto e de cooperação técnica, que fortalece a construção de políticas públicas duradouras. Outro resultado importante foi a elaboração e leitura da Carta de Gramado, que consolida compromissos e diretrizes para uma mobilidade mais segura, sustentável e eficiente. Trata-se de um documento estratégico que orienta os próximos passos dos DETRANs e reforça a importância de decisões baseadas em evidências, tecnologia e integração com a sociedade”, finaliza Givaldo Vieira.
O evento encerrou com a palestra Magna do jornalista Caco Barcellos. Ele contou um pouco das suas experiências como taxista e da sua relação com o trânsito.
