III EENET reúne equipe do DNIT e parceiros em Aracaju para fortalecer a Educação para o Trânsito
Nos dois primeiros dias, o evento apresentou uma agenda intensa, composta por painéis, mesas-redondas e oficinas.

Entre os dias 19 e 22 de agosto, a capital sergipana sediou a terceira edição do Encontro da Equipe Nacional de Educação para o Trânsito (EENET), promovido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Realizado no auditório do Del Mar Hotel, o evento reuniu servidores da autarquia de todo o país, autoridades locais, educadores e representantes de órgãos de trânsito para discutir o fortalecimento e a inovação nas ações do Programa Conexão DNIT.
A cerimônia de abertura contou com a presença da Coordenadora de Educação da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), Sirlei Kuiava; da Coordenadora Geral de Estratégia da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Ana Valéria; do Diretor do Serviço de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Sergipe, Erinaldo Alves; do Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT); Nelson Felipe e da Diretora-Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe, Naleide de Andrade.
O evento
O Coordenador-Geral de Operações Rodoviárias do DNIT, Leonardo Silva, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do trabalho conjunto entre diferentes instituições para consolidar a Educação para o Trânsito como uma política pública estruturante.
Já o Superintendente Regional do DNIT em Sergipe, Halpher Luiggi, destacou que a mudança de mentalidade é essencial para a redução dos sinistros de trânsito.
“O que evita o sinistro de trânsito é a postura de cada um. Mas a educação muda a nossa mentalidade, transforma nossa forma de agir no dia a dia. E os educadores do DNIT lutam por essa mudança”, afirmou.
Durante a palestra magna “A Educação para o Trânsito como política pública de urgência nacional e de relevância social”, Victor Pavarino, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), defendeu a necessidade de uma abordagem mais crítica e analítica na educação para o trânsito. De acordo com ele, este terceiro encontro tem como foco a promoção de uma educação viária que vá além de orientações prescritivas. “Este não é um debate meramente normativo, mas sim um processo que envolve professores e estudantes na construção coletiva de soluções”, afirmou. A proposta é estimular reflexões que considerem os contextos social, cultural e estrutural da mobilidade urbana. Assim, tornando a educação para o trânsito uma política pública essencial e transformadora.
Nos dois primeiros dias, o evento apresentou uma agenda intensa, composta por painéis, mesas-redondas assim como oficinas que abordaram temas como a integração institucional, o uso de metodologias interativas no ensino do trânsito e o papel da inovação nos materiais didáticos do Programa Conexão DNIT. A participação de especialistas, pesquisadores e representantes de órgãos parceiros possibilitou uma rica troca de experiências. Dessa forma, contribuindo significativamente para o aprimoramento das práticas educacionais na área. O III EENET também contou com apresentações culturais e musicais. Ou seja, incluindo teatro, forró com Rebecca Melo e Alex do Acordeon, além da cantora de música popular brasileira Késia Rodrigues.
São Cristóvão é palco de culminância com escolas municipais
No dia 21, a programação do III EENET seguiu para o município de São Cristóvão. Lá aconteceu um evento de culminância com a participação de professores da rede municipal de ensino, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A atividade teve como objetivo apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas com o apoio dos materiais e cursos do Conexão DNIT, aplicadas em quatro escolas municipais de Ensino Fundamental: São Cristóvão, Gina Franco, Araceles Rodrigues Corrêa e Maria Oliveira Santos.
Conforme o órgão, educadores apresentaram como o conteúdo do Conexão DNIT tem sido incorporado ao currículo escolar. Assim, promovendo conscientização e atitudes mais seguras no dia a dia da comunidade. A iniciativa reforça o papel das escolas como multiplicadoras de uma cultura de paz no trânsito, com o envolvimento direto das crianças e adolescentes.
Membros da equipe do DNIT e representantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para o Trânsito (NEPET), parceiro técnico do DNIT por meio da UFSC/LabTrans, acompanharam a ação.
Próxima parada: IV EENET em 2026
Encerrando o evento, a Coordenação de Multas e Educação para o Trânsito do DNIT anunciou Vitória, capital do Espírito Santo, como sede da quarta edição do Encontro da Equipe Nacional de Educação para o Trânsito (IV EENET) que acontecerá em 2026. A escolha reforça o compromisso de ampliar o alcance das ações do Programa Conexão DNIT em diferentes regiões do país. Além disso, dar continuidade ao processo de formação e integração dos educadores da equipe nacional

Infelizmente a educação é extremamente desvalorizada, a de trânsito então nuuu, que lida. Fala se muito em unir forças, mas aqui na minha região temos corrido muito atrás de levar o tema para as escolas mas parece que o trânsito só existe em maio e uma semana de setembro.