07 de dezembro de 2025

IA reduz em 61% número de episódios de risco de colisão de caminhões nos dois primeiros meses de uso

Ferramenta com câmeras e inteligência artificial gera alertas imediatos e muda comportamento ao volante.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 05/10/2025 às 13h30
Ouvir: 00:00
risco de colisão
Números da PRF comprovam a necessidade da adoção de medidas de segurança em veículos de grande porte. Foto: Divulgação

Ferramentas de monitoramento veicular são conhecidas de motoristas de caminhões, ônibus, vans e automóveis que buscam combater furtos e roubos ou garantir o controle de velocidade nas estradas. Mas sistemas que incluem o uso de câmeras associadas à inteligência artificial podem avançar ainda mais e salvar vidas no trânsito. 

Levantamento realizado pela Orsegups, referência nacional em segurança eletrônica, mostra o impacto de alertas gerados por IA na correção de comportamentos inadequados. A comparação leva em conta os primeiros dois meses (junho e julho) desde a implantação da ferramenta em uma frota com 36 caminhões. A redução de alertas por risco de colisão foi de 61% de um mês para o outro. As ocorrências de proximidade excessiva com veículo dianteiro caíram 19%, mesmo índice de redução das saídas de faixa.

Caráter educativo

Gerente do segmento de gestão de veículos da Orsegups, Nabor Cenci acredita que os dados refletem o caráter educativo da ferramenta. O sistema da empresa usa câmeras instaladas nos veículos. A inteligência artificial, treinada para detectar situações de risco, analisa em tempo real as imagens captadas. Como, por exemplo, excesso de velocidade, saídas de faixa, risco de colisão, entre outras. Quando uma conduta inapropriada é detectada, um alerta sonoro chama atenção do motorista e um aviso é enviado para o gestor de frota da transportadora.

“O importante é que os motoristas perceberam que o sistema aumenta a segurança deles próprios e das outras pessoas que trafegam pelas estradas do País. A mudança quase imediata no comportamento mostra que o alerta pode mudar hábitos”.

Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) comprovam a necessidade da adoção de medidas de segurança em veículos de grande porte. Segundo levantamento da corporação, em 2024 houve o registro de 3.291 mortes em acidentes com caminhões e ônibus no Brasil. O número representa mais da metade das mortes em estradas federais no período (6153).  

Além do aumento da segurança, Nabor destaca que as imagens podem também ser uma ferramenta fundamental para a defesa dos motoristas em ocorrências. O sistema armazena imagens que podem ser prova incontestável da responsabilidade de um terceiro em casos nos quais o condutor não é o responsável pela ocorrência.

Assessoria de Imprensa

Conteúdo enviado por Assessoria de Imprensa especializada. Para encaminhar a sua sugestão, basta enviar e-mail para contato@portaldotransito.com.br

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *