08 de dezembro de 2025

Curitiba pode ter novas regras de segurança em cruzamentos ferroviários


Por Assessoria de Imprensa Publicado 06/09/2025 às 18h00
Ouvir: 00:00
cruzamentos ferroviários
PL prevê a instalação de sinalização sonora e luminosa com cancelas automáticas em todos os cruzamentos ferroviários da capital. Foto: Levy Ferreira/SMCS

A sequência de acidentes em linhas férreas de Curitiba reacendeu o debate sobre a necessidade de reforço na segurança nos cruzamentos de trilhos. Inspirado em iniciativas como os sinalizadores inteligentes de travessias de pedestres, o vereador Olimpio Araujo Junior (PL) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal (005.00539.2025) que prevê a instalação de sinalização sonora e luminosa com cancelas automáticas em todos os cruzamentos ferroviários da capital.

Conforme o projeto, deve-se acionar a sinalização com pelo menos 30 segundos de antecedência e as cancelas se fecharão automaticamente sempre que um trem estiver a menos de 500 metros da passagem. Além disso, o texto determina que as áreas próximas aos trilhos permaneçam desobstruídas e visíveis. A instalação e a manutenção dos equipamentos ficariam sob responsabilidade das concessionárias ferroviárias, sem gerar custos para o município.

De acordo com Olimpio, a medida é urgente diante do histórico de acidentes na cidade.

“A segurança de pedestres, motoristas e ciclistas não pode esperar. Precisamos de medidas efetivas para evitar tragédias nas passagens de nível”, afirmou o parlamentar.

O vereador também protocolou um pedido de informações oficiais (044.23818.2025) à URBS – Urbanização de Curitiba S.A., questionando sobre projetos, convênios ou acordos em andamento, inclusive junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que possam viabilizar a implantação completa da sinalização.

Dois acidentes em um único dia

A preocupação com a segurança se intensifica após dois acidentes envolvendo trens registrados no mesmo dia, 24 de agosto. Pela manhã, um homem de 45 anos foi atropelado no cruzamento da linha férrea com a Rua Amador Bueno, no bairro Cajuru, e sofreu ferimentos graves, sendo encaminhado a um hospital. Já à noite, uma locomotiva atingiu e arrastou um carro que tentou atravessar a linha no bairro Uberaba. O motorista ficou ferido e recebeu atendimento do Samu.

Desde o início do ano, foram contabilizados 26 acidentes envolvendo trens em Curitiba e Região Metropolitana. A capital lidera o número de ocorrências, com 17 registros, seguida por Pinhais (4), Almirante Tamandaré (3) e uma ocorrência em cada uma das cidades de São José dos Pinhais e Piraquara.

Outro caso recente também chocou a cidade. Na tarde de quarta-feira (20/08), um homem de 28 anos morreu após um trem o atingir na Rua Sebastião Marcos Luis, no bairro Cajuru, enquanto caminhava com o irmão e o primo, que não se feriram. Populares acionaram o Corpo de Bombeiros, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.

A concessionária Rumo, responsável pela ferrovia, informou que as pessoas acessaram indevidamente a área operacional e que o maquinista seguiu todos os procedimentos de segurança, acionando a buzina, mas não conseguiu evitar o acidente devido à curta distância.

Assessoria de Imprensa

Conteúdo enviado por Assessoria de Imprensa especializada. Para encaminhar a sua sugestão, basta enviar e-mail para contato@portaldotransito.com.br

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *