07 de dezembro de 2025

Pedestre: o usuário mais vulnerável e a prioridade máxima no trânsito

Nesta sexta-feira, 8 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Pedestre, data voltada à conscientização e à prevenção de atropelamentos.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 08/08/2025 às 12h00
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Dia do Pedestre
Segundo o DataSUS, 5.662 pedestres perderam a vida em 2023, o que equivale a 15,5 mortes por dia. Foto: Giuliano Gomes/Detran – PR

Entre todos os participantes do trânsito urbano, nenhum está tão exposto ao risco quanto o pedestre. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro: o respeito nas vias deve seguir a hierarquia dos mais frágeis, começando por quem está a pé, seguido por ciclistas, motociclistas, condutores de veículos de pequeno porte e assim por diante.

Nesta sexta-feira, 8 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Pedestre, data voltada à conscientização e à prevenção de atropelamentos, reforçando que a convivência segura nas ruas é responsabilidade de todos.

Direitos, deveres e a responsabilidade compartilhada

De acordo com o Grupo Técnico Interinstitucional do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito no Paraná (GT PNATRANS-PR), pedestres têm direitos essenciais garantidos por lei, como prioridade na travessia e espaço seguro para caminhar.

Nas vias com semáforo, motoristas devem esperar até que todos completem a travessia antes de seguir. Já nas estradas, a orientação é caminhar pelo acostamento, sempre em fila única e no sentido contrário ao fluxo de veículos.

“O Dia do Pedestre é um lembrete de que segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada. A colaboração e o respeito entre todos os usuários são essenciais para salvar vidas”, reforça o secretário executivo do GT Pnatrans-PR e presidente do Detran-PR, Santin Roveda.

Mortes preocupam e exigem ações concretas

Os números nacionais revelam um cenário alarmante. Segundo o DataSUS, 5.662 pedestres perderam a vida em 2023, o que equivale a 15,5 mortes por dia. No Paraná, foram 485 vítimas fatais — cerca de 1,3 por dia — do total de 2.697 óbitos em sinistros de trânsito.

Entre os fatores que contribuem para essas tragédias estão o excesso de velocidade, a embriaguez ao volante e o desrespeito às leis de trânsito. Santin Roveda destaca que o Estado tem um plano ambicioso para mudar essa realidade:

“O nosso trabalho é incessante pela conscientização sobre condutas seguras, tanto que temos um plano inédito para reduzir mortes nas vias em 50%.”

Plano inédito aposta na “Visão Zero”

O Plano Estadual de Segurança no Trânsito – PETRANS-PR 2025-2030 inspira-se no conceito sueco de Visão Zero, que considera inaceitável qualquer morte no trânsito e prioriza a proteção dos mais vulneráveis.

“O sistema de mobilidade e o desenho viário devem induzir comportamentos seguros e reduzir a gravidade dos sinistros, caso ocorram, por meio de prevenção e infraestrutura adequada”, explica Marcel Cabral Costa, especialista em trânsito do Detran-PR e membro da equipe de elaboração do plano.

Desafios do desenvolvimento urbano

Segundo o Censo 2022 do IBGE, 88,95% da população do Paraná vive em áreas urbanas. Grandes cidades como Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel concentram trânsito intenso e altos índices de motorização.

Para Santin Roveda, o aumento da frota particular exige repensar a mobilidade:

“O crescimento urbano impulsiona o número de veículos e gera tráfego denso. É fundamental integrar a mobilidade ao planejamento urbano, priorizando a circulação segura dos pedestres.”

Experiências internacionais mostram caminhos possíveis. Cidades como Copenhague e Nova Iorque são referências em políticas que priorizam pedestres e ciclistas, criando espaços públicos seguros e agradáveis.

No Brasil, a iniciativa Cidades Verdes Resilientes apoia municípios na adoção de práticas urbanas sustentáveis. Curitiba, com seu transporte público eficiente e extensa rede de áreas verdes, é exemplo nacional de cidade caminhável.

“Investir em calçadas de qualidade, ampliar a malha cicloviária e criar espaços públicos atrativos são passos fundamentais para promover a caminhabilidade”, conclui Marcel.

Dicas de segurança

Para pedestres:

  • Atenção total: evite distrações como celular e fones de ouvido ao atravessar.
  • Use a faixa: sempre que possível; quando não houver, atravesse em linha reta e no menor percurso.
  • Seja visto: faça contato visual com motoristas e use roupas claras à noite.
  • Na calçada: caminhe sempre nela; se precisar usar a pista, mantenha-se na borda, em fila única e de frente para o tráfego.

Para motoristas:

  • Dê preferência: reduza a velocidade ao se aproximar de faixas e interseções.
  • Respeite os limites: a velocidade nas vias urbanas é pensada para proteger o pedestre.
  • Sem distrações: foco total na direção.
  • Obedeça à sinalização: semáforos e placas são para todos, motoristas e pedestres.

Assessoria de Imprensa

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1 comentário

  • LOURIVAL DA CUNHA SOUZA
    12/08/2025 às 13:17

    A violência no trânsito é uma epidemia, e quando recortamos o trânsito para os modais pedestre, bicicleta e motocicleta, que são os mais vulneráveis, aí a situação fica pior ainda.

    Os pedestres indiscutivelmente são os mais vulneráveis de todos. O art. 29, § 2º do Código de Trânsito Brasileiro sabiamente determina que estes sejam os mais protegidos. No entanto, as estatísticas mostram que os pedestres ainda são vitimados em grande quantidade.

    As autoridades do Sistema Nacional de Trânsito e as autoridades em geral devem tomar urgentemente providências de implementarem os remédios eficazes para resolver este gravíssimo problema humano, de saúde pública e econômico, que é a violência no trânsito.

    E os remédios eficazes não tenho a menor dúvida que são: educação para o trânsito de forma continuadas da pré-escola ao ensino superior, conforme prescreve o art. 76 do CTB; fiscalização rigorosa e ampliada e uma boa infraestrutura.

    Lourival da Cunha Souza
    Fundador e Presidente da SOS VIDA PELA PAZ NO TRÂNSITO

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